A escolha entre essas opções intriga muitas pessoas, mas o que poucos sabem é que, ela é bem mais simples do que parece. Para saber o que escolher, basta se perguntar, o que você prefere, um Varão aparecendo e proporcionando uma decoração a mais em seu ambiente ou um trilho escondido, mais discreto? Se você optar pelo trilho, lembre-se de observar se o mesmo ficará muito a mostra, caso fique, você pode usar um bandô ou cortineiro para esconder ele. Já no caso do Varão, lembre-se que menos pode ser mais, evite modelos muito extravagantes ou com acabamentos nas pontas, não tem nada que te impeça de usar essas opções, só tome cuidado para não roubar toda a atenção do seu ambiente para este detalhe.
Se você está em busca de praticidade e resistência, sem dúvida alguma a fibra sintética é a melhor opção, isso se deve a possibilidade de lavar sua cortina em casa e a manutenção muito mais fácil e prática. A fibra natural requer um grande cuidado a mais em relação a sintética, justamente por ser natural, observe também se o tecido de fibra natural já foi pré-encolhido, caso contrário, na primeira lavagem você perderá sua cortina, esse processo poderá fazer ela encolher e perder toda a metragem.
Para decidir essa opção você precisará avaliar qual a sua necessidade. Se seu ambiente não precisa que toda a luz seja bloqueada, um forro é uma ótima opção, além de escurecer menos que um blackout, o forro vai proteger sua cortina, evitando que ela descore. Já o Blackout tende a ter aquele visual mais plastificado, o que visualmente pode não agradar muito, já existem alguns modelos que imitam tecidos mas se você realmente está precisando que todo o ambiente fique escuro, não tem como fugir do blackout.
Uma das dúvidas sobre cortinas muito recorrente é o comprimento da cortina, muitas pessoas se perguntam qual tamanho a cortina deve ter, até onde ela deve ir, vamos te explicar. Salvo alguns casos onde um móvel pode impedir que a cortina vá até o chão, a cortina sempre deve ir desde o teto até próximo do chão, não arrastando ou encostando, mas bem próximo. Por ocupar um grande espaço, desde o teto até o chão, a cortina forçará que as pessoas olhem para cima e isso cria uma grande sensação de amplitude no ambiente em que ela estiver, fazendo parecer que o cômodo é muito maior.
Tenha em mente esses pontos, por mais simples que pareçam, dúvidas sobre cortinas sempre aparecem na hora da compra, siga nossas dicas e com certeza você vai tirar de letra e acertar em cheio na sua cortina.