Fazer a limpeza das cortinas regularmente é uma necessidade, pois elas são grandes receptoras de poeira e ácaros. Ou seja, não se trata somente da higiene e estética dos ambientes, mas também é uma forma de garantir mais saúde para toda a família.
Pessoas com alergias respiratórias precisam realizar a limpeza das cortinas de forma mais recorrente para eliminar todos os microorganismos que se acumulam.
Por isso, confira os truques abaixo para fazer isso de forma sossegada!
E alguns casos é sim possível lavar suas cortinas em casa, vai depender muito do material das mesmas, pois alguns são muito delicados para colocar em máquina de lavar.
Existem algumas variedades de tecidos que não são recomendados lavar em casa, pois corre o risco de danificar os fios e desbotar. Confira quais são:
Nesses casos, é recomendado fazer a limpeza de cortinas em lavanderias especializadas, pois eles possuem um mecanismo que não agride os tecidos.
No momento da compra das suas cortinas, peça ao vendedor da loja qual é a melhor forma de higienização das mesmas. Não esqueça de analisar se tem muitas argolas e acessórios, afinal, eles podem se romper diante da agressão da máquina.
A limpeza de cortinas pode ser feita em casa em alguns casos, especialmente naquelas com tecidos mais resistentes e que não possuem muitos acessórios.
O produto ideal para higienizar as cortinas é o detergente neutro. Isso mesmo, é comprovado que esse produto de limpeza não agride as tramas do tecido e também, não desbota as cores facilmente.
Isso quer dizer que você não deve usar sabão em pó e nenhum item de limpeza abrasivo para lavar as cortinas.
A maioria das cortinas possuem adornos, eles servem para conferir mais elegância para a decoração. Mas, é preciso entender que nesse caso não se pode colocar esses elementos na máquina de lavar.
Portanto, separe esses itens do tecido, pois além dos riscos de danificar as cortinas, os aros e argolas podem quebrar a máquina de lavar e o prejuízo pode ser grande.
Se não tiver jeito de remover os acessórios, estude levar a sua cortina em uma lavanderia especializada.
Essa dica vai facilitar a sua vida, pois o trabalho de passar a cortina será removido da sua lista.
Lave as cortinas na máquina de lavar com o produto adequado, assim que estiverem prontas, pendure elas no lugar em que são usadas.
Isso mesmo, pendure as cortinas molhadas na janela ou na porta e permita que o vento entre no ambiente.
Essa ação vai permitir que a cortina se seque adaptada a sua forma original, dessa forma, não ficará com marcas do varal e não há necessidade de passar o ferro.
De quanto em quanto devo lavar as cortinas de casa?
Na verdade, a remoção da poeira com aspirador de pó pode ser feita todos os meses, é uma forma de não deixar que os ácaros se acumulem cada vez mais nos tecidos.
Contudo, a lavagem completa das cortinas é indicada a cada 6 meses.
Fazendo isso, as peças ficarão limpas e vão correr menos riscos de ficarem amarelas. Sem mencionar que não causarão alergias respiratórias.
Esperamos que essas dicas de limpeza de cortinas sejam úteis para manter sua casa sempre higienizada e cheirosa. E caso precise renovar as suas cortinas, lembre-se que na Distema você encontra as melhores opções para sua casa!
Gostou do conteúdo? Confira também: 7 maiores erros da decoração e como evitá-los!