Decorar os ambientes é uma forma de dar uma identidade para a casa, dessa forma, eles ficam esteticamente bonitos e promovem maior conforto para os usuários. Porém, nessa tentativa de acertar, o efeito pode ser contrário e as pessoas acabam cometendo os maiores erros na decoração que colocam tudo a perder.
Na hora de criar um espaço é fundamental pensar na harmonização dele como um todo. Por isso, abaixo vamos citar quais erros você deve evitar para que tudo fique no seu devido lugar sem destoar!
Móveis antigos com modernos, essa é uma mistura que dificilmente vai dar certo. O mesmo acontece com os objetos, é preciso tomar uma decisão da linha que pretende seguir, pois muitas coisas são diferentes entre eles: O tamanho, as cores e principalmente o conceito.
Pense bem antes de comprar os móveis, você prefere uma decoração mais clássica? Moderna? Rústica ou Vintage?
Um problema clássico na maioria das casas, escritórios e principalmente apartamentos que geralmente são menores são as medidas da mobília.
É necessário entender que não adianta comprar os móveis que mais gostou na loja sem antes medir os ambientes e saber exatamente qual é a metragem disponível para cada peça.
O móvel não pode ser pequeno ou grande demais, ele precisa ter o tamanho correto do ambiente. É por isso que hoje em dia existem muitas lojas que oferecem a possibilidade de comprar móveis sob medida, o objetivo é justamente atender essa necessidade.
Portanto, na hora de ir às compras, meça os ambientes e leve a fita métrica junto para fazer o mesmo com os móveis.
Não é porque amarelo e azul turqueza estão na moda que você vai comprar aquela cômoda ou mesinha que viu na loja.
Primeiramente, é necessário observar se esses elementos e cores combinam com sua decoração atual.
Se você tiver dúvidas, aposte em peças mais clássicas e neutras, dessa forma, não entrará para hall dos maiores erros na decoração. Deixe para apostar em tendências com objetos decorativos menores, pois são mais fáceis de trocar caso não gostar do resultado.
Tem pessoas muito chegadas em um enfeite ou bibelô como diziam os antigos. Uns porque dizem que foi presente de alguém especial ou simplesmente não conseguem se livrar do vício de comprar esses elementos em qualquer viagem que façam.
Na verdade, o que prejudica são peças que não combinam com a decoração, caso elas tenham ligação com os demais elementos da casa, é possível criar uma espaço para elas, entretanto, se não se encaixarem, a melhor coisa a fazer é se livrar delas.
Os tapetes têm o poder de ampliar ou reduzir os espaços, por isso, é necessário que eles sejam proporcionais.
O tapete precisa ter pelo menos a largura do sofá e ficar uns 20 cm embaixo do móvel para que a confusão visual do piso, tapete e sofá sejam eliminadas.
Além disso, é necessário pensar que os tapetes delimitam os ambientes, por isso, é fato que as pessoas sempre tendem a ficar nas áreas demarcadas por ele.
A iluminação tem um grande conceito dentro de uma ambiente, é um dos maiores erros na decoração acreditar que ela só serve para ” iluminar”.
É fundamental escolher as lâmpadas com temperaturas adequadas para cada espaço, pois elas podem criar um cenário diferente.
A parte luminotécnica se tornou uma das mais importantes em projetos de design de interiores, os efeitos podem valorizar os espaços, revestimentos e itens decorativos.
Portanto, pode se usar fitas de LED, luminárias e lâmpadas que estejam em sintonia com as salas, quartos e demais cômodos.
Colocar o sofá e o rack em um lugar certo pode parecer fácil, mas infelizmente muitas pessoas pecam nessa tomada de decisão.
Algumas dicas dos especialistas são:
Embora não pareça, um ambiente pode gerar uma infinita possibilidade de layouts, analise com bastante atenção.
Gostou do conteúdo? Confira também: 7 dicas para você começar agora a renovar a decoração da sua casa!