O macramê é referência quando o assunto é decoração, sendo extremamente utilizado no conceito Rústico Chic, pois consegue transmitir aconchego, versatilidade e muita personalidade para os ambientes.
Mas, primeiramente, o que é macramê?
Trata-se de uma técnica de artesanato muito antiga e completamente manual. Isto é, os fios são trançados e atados por nós sem auxílio de nenhum tipo de ferramenta.
Através dessa técnica, é possível criar uma infinidade de peças decorativas únicas como:
Painéis, cortinas, mantas, tapetes, capas de almofadas, capas de puffs, suporte de plantas, cadeiras, balanços e muito mais.
Para saber mais sobre essa peça decorativa transformadora de ambientes, continue lendo este artigo completíssimo:
O material utilizado na produção do macramê é natural, por isso, a decoração proporciona uma atmosfera bastante aconchegante. Confira como usar o macramê, fazendo belas combinações:
Se você gosta e tem várias plantas na sua casa, pode usar e apostar no macramê sem medo, pois, juntos, formam a combinação perfeita!
A tonalidade verde das plantas harmoniza com banquetas, almofadas, mantas e painéis de macramê.
Além disso, os suportes para plantas aéreas também podem ser feitos em macramê. Dito isso, você pode utilizá-lo em plantas pendentes como espada de São Jorge, Costela de Adão, bambu da sorte e outras.
Existem inúmeras formas de usar o macramê na decoração, uma delas é através da combinação com o estilo Boho Chic.
Boho Chic é um conceito decorativo que faz referência aos visuais mais artesanais e despojados.
As paletas de cores utilizadas são mais neutras e, por isso, combinam muito com o macramê em diversos níveis de utilização.
Nesses casos, o macramê pode ser usado em capas de almofadas, mantas, banquetas, cadeiras, painéis de parede, pendentes para plantas e vasos decorativos.
Via de regra, o macramê tende a valorizar ainda mais uma decoração boho chic, por isso, pode ser combinado com vasos de capim dos pampas para criar a harmonização perfeita.
Confira também: 5 formas de usar almofadas na decoração
A paleta de cores neutra é a que mais combina com o macramê na decoração, pois o objetivo é deixar os ambientes o mais natural possível.
A leveza traz paz e, por isso, as cores bege, verde e off white são as mais utilizadas.
Como pontos de destaque, entram as cores: mostarda, marrom e terracota.
Com o macramê, podem ser feitas capas de bancos, cadeiras de balanço e mantas perfeitas para o sofá. É aqui onde “o menos é mais” e ganha muito valor.
Ambiente floral, delicado e com muitos trabalhos manuais, esse conceito decorativo pode conter muitos elementos vintage, porta velas, bancos decorados, enfeites de mesa, crochês e macramê em diversos detalhes como:
Capas de almofadas, painéis, hangers para plantas e mantas.
O macramê pode ser desenvolvido em diversas cores, sobretudo no rosé que tem sido uma grande tendência no estilo decorativo romântico.
Quando se fala em macramê, logo as pessoas imaginam aqueles painéis de parede. No entanto, as possibilidades são muitas.
Você sabia que pode customizar vasos de plantas, porta velas e outros objetos – tudo em macramê?
Não apenas isso, pois também é possível fazer trilhos para mesa, jogo americano para mesa posta, cortinas para dividir ambientes.
Além de mantas para sofás, capas de almofadas, peseiras para cama, foro para banquetas, cadeiras de balanço e muito mais.
Por se tratar de uma peça artesanal, o macramê pode ser usado em diversos estilos decorativos, entretanto, vai harmonizar melhor em ambientes que valorizam a leveza, tons neutros e rusticidade.
Gostou de saber mais sobre o macramê na decoração?
Venha conhecer a linha de decoração da Distema, a nossa loja trabalha com os mais diversos estilos decorativos para atender todos os tipos de gostos.
Para mais informações sobre os nossos artigos decorativos que podem renovar as ambientações do seu lar, entre em contato com um de nossos especialistas em decoração.