Todo mundo sabe que um ambiente neutro é sinônimo de elegância e sofisticação, embora existam alguns princípios que fazem essa definição é importante dizer que nem tudo depende de regras que devem ser seguidas.
A neutralidade também pode ser cansativa se não tiver traços de personalidade, por isso, saber usar a cartela de cores para quebrar essa monotonia pode ser uma grande sacada para garantir que os ambientes ganhem vida.
Abaixo, vamos dar algumas dicas de como você pode arrasar na decoração de um ambiente neutro, confira!
As cores são neutras, mas quem disse que devem ser totalmente lisas?
As texturas são uma excelente forma de diferenciar o aspecto das coisas, essa estratégia pode ser usada tanto nos móveis como nas paredes.
Digamos que você priorizou a cor dos móveis na mesma tonalidade, é perfeitamente possível variar as texturas de tecidos ou dos materiais para que elas tenham uma diferenciação sutil entre si.
É possível mesclar texturas planas com mais felpudas. O mesmo ocorre com as paredes, pode variar com o papel de parede dentro da mesma paleta de cores para balancear o resultado do ambiente como um todo.
Se você quer montar um ambiente neutro precisa começar certo. Eleja qual das tonalidades neutras gostaria que se destacasse no ambiente.
Primeiro, pense nos móveis maiores, depois vá reduzindo para os menores, é ideal que eles não tenham a mesma nuance.
Por exemplo: móveis maiores (marrom claro), móveis menores (marrom mais escuro), acessórios como almofadas e tapetes (tonalidades diferentes de marrom).
Tom sobre tom usando as cores da mesma família, essa ação vai dar mais consistência e garantem harmonização para as etapas que vem depois.
É hora de pensar na parte decorativa, uma forma de dar vida para ambientes neutros são as estampas com desenhos na mesma escala dos acessórios e textura dos ambientes.
As estampas podem estar nas cortinas, tapetes, mantas sobre o sofá, roupas de cama, almofadas e outros objetos que farão parte do ambiente.
A neutralidade exige o uso de cores aproximada do círculo de combinações, é importante que a cor se repita pelo menos 3 vezes no ambiente para que ela se comunique com a cor dominante escolhida.
Elas dão vida para a decoração, elas podem quebrar a monotonia facilmente, mas sem exagero para não transformar o ambiente da sua casa em uma mata.
As espécies de plantas devem ser escolhidas de acordo com as condições de luz e umidade, por isso, as suculentas são uma boa opção, pois elas se adaptam facilmente.
Outra sugestão são as plantas pendentes, elas ficam perfeitas para decorar os cantos dos ambientes.
A vantagem dessa forma de decorar é a possibilidade de brincar com as diferentes texturas e colorações das plantas.
Digamos que você é daquelas pessoas que querem um ambiente neutro, mas com um pouco de cor para dar vida. Então, a sugestão é usar as cores complementares do círculo monocromático.
As cores complementares são as cores opostas, ou seja, são diferentes, mas que causam um grande contraste combinando entre si.
Esse tipo de decoração permite que os ambientes continuem neutros, mas ganhem mais vida, pois quando usadas juntas, elas criam um visual muito harmônico.
Por exemplo: Um ambiente onde a cor dominante é cinza, é possível usar o amarelo nos objetos ou almofadas para criar contraste.
Para entender como combinar as cores entre si, é ideal usar a tabela monocromática. Dessa forma, você terá um ambiente neutro e ao mesmo tempo alegre com as cores bem posicionadas no espaço.
Gostou do conteúdo? Confira também: 7 dicas para você começar agora a renovar a decoração da sua casa!