Uma dos ambientes mais usados de uma casa com toda a certeza é a cozinha, é onde se preparam os alimentos e muitas vezes, se fazem as refeições rápidas em família. Portanto, esse cantinho merece conforto. Mas, em termos decoração, qual é a cortina ideal para cozinha?
Você deve ter em mente que a cozinha é uma ambiente funcional da casa, é claro que a estética do local também é importante, entretanto, não deve ser uma prioridade.
Por isso, para fazer essa escolha tão séria, é preciso analisar diversos aspectos que vamos conferir à seguir!
Com tantos modelos de cortinas realmente fica muito difícil eleger o melhor estilo para esse ambiente tão importante na casa. Mediante isso, existem alguns fatores essenciais para se levar em consideração, são eles:
Não se pode deixar de mencionar que a cortina ideal para cozinha é aquela que imprime praticidade, ela precisa ser fácil de manusear, pois a limpeza deve ser realizada regularmente.
Para tanto, enumeramos as principais opções:
Em termos de estética, esse estilo certamente é um dos destaques, pois o varão confere mais beleza na instalação, especialmente quando é o de madeira utilizando ilhós ou argolas.
Nesse caso, a opção do varão cai bem com cortinas de tecidos, mas lembre-se que essas retém mais a gordura presente no ar desse ambiente funcional.
As mais práticas e igualmente modernas e charmosas, elas podem ser compradas na horizontal ou vertical. Podem ser encontradas em lâminas de madeira, metálicas ou PVC.
A vantagem é que essa opção se destacam porque são as mais fáceis de limpar. Além disso, a entrada de luz e ventilação podem ser reguladas no ambiente, por isso é considerada a cortina ideal para cozinha.
Essa é uma opção para ambientes que possuem muito incidência solar, elas são estilo Black Out e tem uma grande capacidade de bloquear a luminosidade evidenciando o conforto do ambiente.
Ela é encontrada no tipo retrátil, ou seja, ela se enrola completamente na parte superior da janela quando é fechada.
Sua limpeza é relativamente fácil, mas deve ser feita regularmente para não impregnar gordura.
É um tipo de persiana, onde é considerada como cortina ideal para cozinha devido suas linhas horizontais no tecido, que é praticamente liso e produzido a base de fibras naturais e poliéster.
O mecanismo de funcionamento é parecido com a cortina de rolo, pois ela fica recolhida na parte superior da janela quando aberta.
A vantagem é que esse material é mais fácil de limpar, um espanador já é suficiente para remover o pó da peça. Na maioria das vezes, ela possui um tratamento especial que não permite o acúmulo de gordura.
Para quem ainda prefere os tecidos, a melhor escolha ainda são os mais leves como: Algodão, renda e poliester.
Contudo, aquelas pessoas que elegem as persianas, uma boa opção são as de Bambu, Fibras Artificiais, Poliéster ou PVC. Algumas marcas usam poliéster com tratamento antiestático para inibir o acúmulo de gordura e pó nas peças.
Em suma, as cortinas de tecidos tradicionais ainda são usadas por algumas pessoas, no entanto, em se tratando de cortina ideal para cozinha, as persianas lideram o cenário da arquitetura e decoração.
A razão disso é que elas são mais duráveis, funcionais e principalmente , fáceis de limpar. Afinal, essa área da casa precisa de praticidade e higiene constante!
Gostou do conteúdo? Confira também: 5 estilos de tapetes que não podem faltar na sua casa!