As persianas nada mais são do que uma alternativa moderna para proteger os ambientes da entrada da luz solar e, também, dar um toque estético diferenciado. Contudo, como escolher a persiana certa? Acompanhe a leitura e confira algumas dicas!
No passado, as persianas só eram utilizadas em ambientes corporativos, não sendo comuns em quartos, salas e cozinhas de residências. No entanto, isso mudou e, agora, elas ganharam versões leves, aconchegantes e perfeitas para decorar ambientes residenciais.
Além disso, as persianas são fáceis de limpar, por isso caíram no gosto de pessoas que têm algum tipo de alergia ao pó.
Quando um item se torna muito utilizado, logo começam aparecer inúmeros modelos diferentes e, junto a eles, surgem também as dúvidas com relação a sua utilização.
Entre os principais tipos de persianas estão:
Cada uma delas tem funcionalidades e indicação de uso diferentes, sem mencionar a parte estética que também muda bastante.
Confira abaixo algumas dicas para escolher a persiana certa:
O primeiro passo é analisar onde as persianas serão instaladas, pois dependendo das medidas já é possível definir o modelo ideal.
As persianas instaladas no vão da parede precisam, necessariamente, ter o tamanho da abertura, no entanto, caso não fixadas no vão, devem ultrapassar os limites da janela, ou seja, é importante deixar uns 10cm de cada lado e o mesmo vale para a parte de cima e de baixo.
Contudo, se o ambiente tiver incidência de muitos raios solares, pode-se deixar alguns centímetros a mais.
No quesito comprimento, ainda existem situações em que a persiana pode chegar ao chão como: varandas gourmet, salas de estar e jantar ou, até mesmo, quarto amplo de casal que possui porta ou janela maior.
A boa notícia é que alguns modelos de persianas podem ser feitos sob medida.
Essa categoria ajuda a escolher a persiana certa, pois avalia qual é o material necessário do produto para atender às necessidades do seu ambiente.
É de extrema importância se atentar ao material, não comprando a persiana somente pela estética e, assim, deixar de lado a funcionalidade.
Por exemplo:
Ambientes muito ensolarados – Nesse caso, o objetivo é bloquear ou controlar a entrada de luminosidade nos ambientes e, consequentemente, nos móveis. É indicado uma persiana com tecido solar, no estilo blackout, que geralmente é produzido com material sintético que inibe a proliferação de bactérias e que também não propaga chamas em caso de incêndio.
Esse tipo de persiana é fácil de higienizar, tem muita durabilidade e é encontrado em formato de rolo, pois é muito usado em varandas gourmet, quintais, quartos e outros ambientes com muita iluminação solar.
– Persianas de madeira e bambu: Simples e ecológicas, sendo consideradas elegantes e com uma vasta gama de utilização devido às suas variedades de cor e textura.
– Alumínio – Tem excelente ação para bloquear raios solares, sendo mais utilizado em escritórios e cozinhas.
– Persianas romanas – consideradas elegantes e excelentes alternativas para salas e quartos, elas têm um grande apelo estético e ainda são eficientes no bloqueio da luminosidade.
– Persianas de fibras naturais – São autênticas e bonitas, entretanto, não têm eficiência para o bloqueio da luz solar.
Agora chegou a hora de aliar a parte funcional com a estética para escolher a persiana certa para sua casa.
Uma vez que as medidas e as funcionalidades foram definidas, resta determinar o modelo que se encaixa dentro de suas exigências.
Confira alguns:
Enfim, existem diversos estilos de persianas, se você ainda tem dúvidas, fale com especialistas que podem ajudar!
A Distema Decorações trabalha com persianas e oferece consultoria para os clientes escolherem a persiana certa para cada ambiente da casa ou apartamento.