A escolha da cortina ideal pode parecer algo muito difícil para algumas pessoas. A enorme variedade de acabamentos e modelos tem um poderoso papel na decoração dos ambientes, e, fazer sua escolha corretamente é fundamental. Buscando te auxiliar sobre como escolher sua cortina, separamos neste guia algumas dicas que podem te ajudar muito, confira:
Os tecidos mais neutros garantem uma liberdade muito maior na hora da decoração. Além de chamar menos atenção para a cortina, o uso dos tecidos neutros possibilita que as peças do ambiente se destaquem mais. Por exemplo, com uma cortina estampada ou com uma cor mais forte, usar uma poltrona ou cadeira colorida ou estampada pode criar um ambiente sobrecarregado. Já no caso do ambiente com as cortinas num tom mais neutro, é totalmente o contrário. Essa é uma ótima opção, que além de criar um visual incrível, vai te dar muita liberdade na hora de decorar.
Um dos maiores inimigos das cortinas são, sem dúvida alguma, a umidade. Podendo criar mofo e danificar seu tecido, o ambiente do banheiro não é nada recomendado para se usar uma cortina. Embora os tecidos possuam uma alta qualidade e sua fabricação seja a melhor possível, se torna difícil evitar o mofo por conta da altíssima umidade que o ambiente contém. Evite seu uso no banheiro, principalmente no box.
Se você odeia acordar com o som já na cara, usar um blackout na cortina pode ser uma ótima escolha. Cada vez mais efetivos, o mercado atualmente conta com uma ampla variedade de modelos. Porém, lembre-se disso: Os modelos em plástico podem acabar com sua decoração! Embora funcionem normalmente, eles pecam severamente no fator decorativo, acabando com o visual da sua cortina. Tome muito cuidado na hora da sua escolha. No caso de um blackout, sempre prefira o de tecido.
Uma dica comumente dada por decoradores é a de nunca utilizar cortinas de tecido curtas. Isso se deve ao fato do visual que esse tipo de cortina pode provocar no ambiente. Mesmo que o tecido da cortina seja maravilhoso, o fato dela não ir até o chão pode provocar um visual não muito agradável, inclusive, muito criticado por vários designers e decoradores. Se o seu ambiente não permite que a cortina vá até o chão, prefira outros tipos de modelos, dessa forma, o visual pode ficar muito melhor.
Confira a primeira parte do nosso Guia: Parte 1