Fazer a limpeza do papel de parede é algo que intriga algumas pessoas, porém é extremamente importante, visto que previne que o papel seja danificado na limpeza da forma errada.
Atualmente, diversos modelos de papel de parede estão disponíveis no mercado, cada um com sua composição específica. Para evitar danos ao papel, existem formas corretas de realizar a limpeza.
O primeiro passo para a limpeza do papel de parede é verificar se o seu modelo de papel de parede é lavável ou não, essa informação é muito importante pois vai nos permitir saber qual procedimento de limpeza optar.
Confira neste artigo mais informações sobre cada tipo de limpeza e suas recomendações:
A limpeza a seco, tomando os devidos cuidados, pode ser feita em qualquer modelo pois ela não utiliza nenhum líquido e evita que modelos não laváveis sejam manchados ou rasgados.
Comece com um pano seco e limpo ou um espanador, o importante neste processo de limpeza do papel de parede é a sutileza, então não esfregue seu papel com força, isso poderá rasgá-lo.
De acordo com o modelo, determine uma ordem e passe o pano ou espanador de cima até embaixo ou de um lado até o outro. Faça isso por toda a extensão do papel.
Essa forma de limpeza não vai tirar manchas, mas vai remover toda a poeira, trazendo um aspecto de novo. Nunca use produtos químicos nesse procedimento, é importantíssimo que o pano esteja totalmente seco, principalmente se você não sabe se seu papel de parede é lavável ou não.
Modelos recomendados para se fazer a limpeza a seco: modelos do tipo Papel Puro (são modelos mais sofisticados de Papel de Parede, não podem ser umedecidos, nem ter contato com a água e outros líquidos) e todas as outras opções de papel de parede, afinal, esta forma de limpeza não trás riscos a nenhum deles.
Para os modelos de papel de parede vinilizado, aquele que possui uma camada de PVC, pode-se usar um pouco de líquidos para a limpeza, mas tenha cuidado, é apenas um pouco. O ideal é você usar um pano levemente umedecido com água, para evitar quaisquer possíveis danos ao seu papel de parede.
Você pode usar uma flanela ou pano levemente umedecido, comece fazendo movimentos sutis, de um lado até o outro, ou, como na dica passada, de cima até embaixo.
Tente percorrer toda a extensão do papel e evite ao máximo deixar alguma parte encharcada. Esta forma de limpeza pode tirar algumas manchas não profundas do papel de parede, entretanto, não é recomendado que você fique esfregando, trate a limpeza com o máximo de sutileza possível.
Além das manchas, fiquem tranquilos, este método removerá toda a poeira do papel, graças ao pano estar umedecido. Lembrando novamente, nunca faça este passo se não souber se o seu papel é lavável ou não.
Modelos recomendados para se fazer a limpeza com pano úmido: papéis de parede vinilizados e os papéis de parede vinílicos, os quais são bem mais resistentes a líquidos.
Importante! Só use esse método de limpeza do papel de parede com papéis de parede laváveis!
Para realizar este tipo de limpeza, comece fazendo o passo anterior: a limpeza com pano úmido. Caso você consiga limpar o papel só através dela, não há necessidade de fazer este passo, agora, se alguma mancha mais profunda prevaleceu no papel, mesmo após a limpeza, não hesite.
Coloque algumas gotas de detergente neutro dentro de um balde com água morna (até formar alguma espuma) e umedeça uma esponja macia com a solução (não faça isso com buchas! Pode estragar muito seu papel), após isso, faça o mesmo passo de limpeza, de um lado para o outro ou de cima para baixo, mas, só na parte onde você não conseguiu remover a mancha, afinal, o passo anterior vai remover toda a sujeira superficial. Após a limpeza, seque seu papel de parede com um pano seco.
Modelos recomendados para se fazer a limpeza com detergente neutro: modelos laváveis, no caso, papel de parede vinílico, com duas camadas de PVC. Evite completamente fazer isso em outros, pode e vai rasgar seu papel de parede caso ele seja mais frágil, além de manchar. Não corra esse risco.
Tome os cuidados necessários e não fuja das nossas recomendações, com certeza você conseguirá um ótimo resultado!
Confira também: Saiba como transformar ambientes com a ajuda de quadros e revestimentos