O papel de parede é um grande coringa para decorar os ambientes de maneira rápida e surpreendente. Através desse recurso é possível transformar completamente a atmosfera de salas, quartos, cozinhas e até banheiros.
Diferentemente da pintura, o papel de parede é instalado em poucas horas, fator que confere um visual elegante e renovado no mesmo dia. Tudo isso sem sujeiras!
Confira algumas dicas para conseguir um resultado bonito, elegante e harmônico!
Não é somente as estampas e cores que devem entrar nessa seleção, é fundamental escolher o tipo certo de papel de parede para cada ambiente.
O mercado é bastante generoso nesse ponto, pois existem inúmeros materiais, entenda!
-Tradicional – Feito de celulose, é o menos durável. Por esse motivo ele é indicado para decorações mais temporárias, como quarto de bebês. A parede precisar estar lisinha para aplicação.
-TNT – Feito de fibras de poliéster, eles imitam tecidos e são mais resistentes. Pode ser aplicado em paredes irregulares, é lavável, sendo uma ótima opção para quartos e escritórios.
– Vinílico – Constituído por PVC, geralmente possui relevo e um aspecto brilhante. Se destaca por ser mais durável do que as outras opções e pode ser lavado. Suporta ambientes mais úmidos como banheiros, cozinhas, salas e quartos.
– Adesivo – Fabricado com material sintético por meio de impressão digital, é um dos últimos lançamentos em papel de parede. A vantagem é que não se usa cola para instalar, basta colocar na parede e pressionar.
Pode ser usado em qualquer tipo de superfície, inclusive azulejos.
Esses são os principais tipos de papel de parede, como pode se perceber, são muitas tecnologias e inovações. Portanto, faça a sua escolha com base no ambiente que deseja instalar.
Dependendo da parte da casa que deseja instalar, o conceito de cores pode mudar completamente.
Geralmente os tons mais vibrantes combinam em ambientes como quartos, salas de estar e de jantar que possuem móveis mais neutros. Eles servem para causar um contraste sem pesar no resultado final.
Tons florais e mais escuros são perfeitos para lavabos e banheiros. Nesse caso, sempre escolha a opção de papel de parede de vinílico por causa da umidade.
Embora existam tantos conceitos do que pode ou não, é fundamental respeitar a sua preferência. Afinal, é você e sua família que vão ver o papel de parede todos os dias.
Se o seu gosto particular tende para um estilo mais minimalista, então, escolha uma paleta de cores mais neutra que pode conter geometrias pequenas, listras e outros detalhes charmosos.
Esse conceito combina em uma decoração neutra onde existem contraste de móveis e objetos mais coloridos. Geralmente, pessoas mais urbanas e discretas preferem o estilo minimalista, pois transmite uma sensação de paz.
Outro conceito muito usado também é o monocromático, esse visual cria um ambiente equilibrado com os demais itens da decoração.
A escolha geralmente é feita com cores como: Cinza ou Bege em paredes brancas.
As paredes não podem ter cores cansativas, pois ela será vista a todo momento enquanto estiver em casa.
As cores fortes podem cansar a visão, especialmente a noite.
Portanto, pense bem antes de exagerar nas tonalidades e misturar muito as cores.
Se atente a seguinte dica. Um ambiente para ser harmônico precisa ter uma variação de até 3 cores. E elas precisam combinar entre si.
Isso levando em conta tudo, os móveis, os objetos e o papel de parede. Dessa forma, não fica com uma atmosfera poluída.
Embora tenha esse nome e foi feito para usar na parede, esse artigo de decoração pode ser reaproveitado de inúmeras formas como:
Enfim, são diversas formas de usar a criatividade para inovar na decoração.
Na Distema Decorações você encontra todos os modelos de papel de parede e ainda conta com a assessoria especializada para escolher bem. Entre em contato e confira!
Gostou? Confira também: Cortinas ou Persianas: Qual escolher?