Saber usar as cores na decoração na realidade não é um processo tão difícil, é preciso ficar atento em algumas regrinhas básicas e depende muito do estilo e gosto pessoal dos moradores.
Através das cores é possível criar uma ambientação totalmente nova ou valorizar ainda mais a decoração que já existe no local, por isso, preste atenção nas dicas à seguir para aprender a fazer isso!
Se você já sabe as cores que pretende usar na decoração, é meio caminho andado. No entanto, se ainda não tem a menor ideia de como começar, a regrinha simples do 60-30-10 poderá te ajudar muito!
Pense da seguinte maneira, você precisa escolher 1 cor para ser a dominante, ou seja, aquela que estará em maior quantidade no ambiente (60%), essa precisa ser sempre mais neutra, para não causar um impacto muito forte no espaço.
A segunda cor, vai aparecer em 30% do lugar, nesse caso, necessita ser uma tonalidade secundária, ou seja, que fique no meio termo entre o neutro e a cor mais viva de sua preferência.
A cor mais forte e viva será responsável por 10% do ambiente, ela serve para criar contrastes importantes.
Mas, lembre-se, quando falamos em cores na decoração, não estamos nos referindo somente às paredes, mas sim, um todo, ou seja, isso inclui móveis e objetos.
Objetos decorativos como quadros, vasos, plantas, almofadas ou até mesmo tapetes e poltronas podem servir como guia para direcionar o restante da sua decoração.
Se essas são peças importantes para os ambientes, então, use as cores na sua decoração que combinem com esses elementos.
Por exemplo: Se essas peças tiverem cores mais vivas, aposte em tons mais neutros para as paredes e tonalidades secundárias para os móveis, ou vice versa.
Pense sempre na combinação de todos os elementos do ambiente.
É uma grande tendência na decoração moderna nos últimos tempos, o tom sobre tom permite criar espaços monocromáticos muito elegantes. Por exemplo:
Um quarto infantil pode ser usado 3 tons somente de azuis, nele, é possível colocar um tom suave, um secundário e outro mais vivo.
O mesmo mecanismo de cores está super em alta em cozinhas, com essa técnica é possível criar contrastes belíssimos usando tanto cores vivas, como as neutras.
O círculo cromático é um processo para simplificar a escolha das cores na decoração.
Para isso, você deve ter um círculo cromático, onde você vai escolher a cor que mais gosta e quer usá-la na decoração. São cores complementares a essa tonalidade que você elegeu, as que estão em lados opostos do círculo, mesmo que elas parecem incomum, na prática, combinam muito bem.
Por exemplo: vermelho e verde, amarelo e roxo, azul e laranja são cores complementares.
Por outro lado, existem as cores correspondentes, elas ficam lado a lado no círculo, essas também são conhecidas como as famosas “tom sobre tom”.
Por exemplo: Verde escuro, verde claro, verde militar e outros.
Com ambas as técnicas, é possível ter grandes ideias para decorar qualquer ambiente.
Muitas pessoas gostam de usar o Feng Shui para escolher as cores na decoração, sobretudo nas paredes que são tidas como o guardiãs do lar.
De acordo com os especialistas, as cores tem um significado importante e que impactam nas emoções, são elas:
À partir dessas dicas, certamente vai ficar mais fácil eleger as cores na decoração da sua casa ou ambiente de trabalho. Caso ainda tiver dúvidas, fale com os especialistas da Distema!
Gostou do nosso conteúdo? Confira também: As cores na decoração por Marcela Rossi