Usar tecidos para decorar paredes nos ambientes se tornou tendência e é algo que está muito em alta atualmente, isso se deve ao resultado encantador e o ótimo custo benefício apresentado pela opção, podendo substituir até mesmo o uso de um papel de parede, o tecido é uma ótima escolha para destacar seus ambientes. Separamos nesse guia várias sugestões de como você pode incluir essa opção em sua casa, confira abaixo:
Os tecidos mais indicados para esse tipo de decoração são os modelos do tipo tricoline 100%, tecidos em algodão e modelos de tapeçaria que não apresentem elastano na composição. É muito importante lembrar que o tecido precisa ser resistente não somente a luz, mas como também, ao calor.
A aplicação pode se tornar mais trabalhosa de acordo com o tecido escolhido, sua durabilidade também vai depender do tipo e do ambiente no qual está sendo utilizado.
Seguindo o mesmo conceito do papel de parede, o ponto principal para incluir o tecido no revestimento de suas paredes é evitar que o visual fique sobrecarregado. Seu melhor uso ocorre quando posicionado em paredes específicas, visando chamar a atenção em certos pontos, realçando a decoração. Você pode usar ele em halls de entrada, quartos e salas. Evite aplicar o tecido em ambientes úmidos, tais como banheiro, cozinha e lavanderia, a umidade pode danificar severamente os tecidos e acabar até mesmo derretendo ele!
Antes de falarmos um pouco mais sobre o procedimento, vale lembrar que é possível encontrar com muita facilidade profissionais no mercado que efetuam o processo da aplicação dos tecidos para decorar paredes, caso você não se sinta seguro ou busque um acabamento com toque profissional, essa é uma ótima opção para você.
A aplicação do tecido na parede é um procedimento relativamente simples mas que precisa ser feito com muita calma para evitar que erros aconteçam. Basicamente, o processo consiste em colar o tecido na parede através do uso de cola.
O ideal é aplicar cola em toda a parede na qual o tecido será aplicado, cola branca já funciona, e ir fixando o tecido antes da cola se secar. Sempre verifique as medidas e tenha certeza de que está tudo nas dimensões perfeitas. Após aplicado, use algum tipo de espátula para retirar qualquer bolha que possa ter aparecido eventualmente no tecido. Caso você fique com algum cantinho faltando ser preenchido, faça o uso de um pequeno remendo para resolver, caso sobre tecido, espere a secagem e corte o excesso com um estilete.
Lembre-se sempre, caso você não se sinta à vontade fazendo a aplicação, recorra a um profissional.
Além de usar o tecido como preenchimento de uma única parede, o revestimento de tecido pode ser usado de várias outras formas na decoração do ambiente.
Moldura
Você pode usar um pedaço menor para criar uma moldura, o resultado é muito elegante e trás diversas possibilidades de composições e decoração no ambiente.
Patchwork
Muitas pessoas também gostam de criar o acabamento Patchwork na parede, brincando e unindo vários tipos de acabamentos e tecidos, o resultando é encantador e proporciona um ar muito diferenciado onde é aplicado.
Nunca se esqueça de criar composições aproveitando as cores e as estampas do tecido, você pode usar itens decorativos ou até mesmo quadros e espelhos por cima do tecido na parede, as possibilidades são inúmeras, o resultado é incrível! Lembre-se sempre de manter a harmonia na decoração, nunca sobrecarregue o visual.
Na escolha do tecido, lembre-se também que sua estampa ou cor podem fazer total diferença, portanto, escolha bem sua opção, ok?
Independente do modelo e da aplicação, mantendo a harmonia o resultado será incrível e com certeza vai encantar a todos, siga nossas dicas e arrase na decoração dos seus ambientes!