Escolher a cortina para sala de estar é importante para compor a decoração do ambiente. Sem esse elemento, a casa fica despida, afinal, elas preenchem as janelas e também, controlam a entrada de luminosidade.
Não podemos esquecer que são as cortinas que conferem conforto, aconchego e sobretudo, privacidade nos ambientes.
Embora pareça fácil fazer essa escolha, acredite, muitas dúvidas vão surgir, afinal, existem muitos modelos e estilos.
Por isso, as dicas abaixo podem te ajudar muito. Confira!
Sua cortina será comprida, até o chão ou curta? Varão ou trilho?
São muito os detalhes que devem ser levados em consideração na hora de escolher a cortina para sala de estar.
Mas, antes disso, é necessário analisar o espaço disponível, o estilo da decoração, móveis e cores mais presentes no ambiente.
Com relação ao comprimento, é ideal que as cortinas sejam compridas, o varão ou o trilho precisam ficar posicionados mais próximos do teto e não da janela.
Agora, se você tem algum móvel como buffet abaixo da janela que impedem uma cortina comprida, então, pode-se usar uma cortina curta. Nesse caso, é melhor que o varão seja mais próximo da janela.
O estilo da cortina é fundamental para harmonizar com o ambiente. Com relação a escolha do varão ou trilhos, entram o gosto pessoal, contudo, o varão é mais elegante.
Escolher a cortina para sala de estar não é tão difícil quando se observa os detalhes a sua volta. Geralmente, as tonalidades neutras para esse elemento importante são a melhor aposta, pois não tem como errar na harmonização com as paredes e móveis do ambiente.
Algumas pessoas preferem combinar as cortinas com alguma parede, estofado ou decoração do ambiente. Essa é uma forma de personalizar ainda mais o espaço, contudo, é necessário tomar cuidado para que a cortina não tenha uma cor muito intensa.
Cores fortes geralmente cansam mais rápido, então, analise a escolha das cores com cuidado.
Usando cores neutras, é possível ornamentar as cortinas com pingentes e dar aquele toque especial de sofisticação.
Entender qual será a sua principal função é muito importante na hora de escolher a cortina para sala de estar.
Voil, sarja, seda, linho e outros são os tecidos mais usados em cortinas.
O voil é uma opção para quem busca leveza, contudo, não precisa barrar muito a luminosidade do ambiente.
Os demais, podem ser usados para esse fim, pois são igualmente sofisticados.
Todavia, é preciso ter atenção com o linho, deve-se escolher as opções que contenham poliéster em sua composição, dessa forma, não há riscos de encolhimento.
Caso a cortina para sala de estar seja mais fina e a entrada da luz externa seja forte, então, vale considerar o uso de um Black out.
Não importa qual seja a sua escolha, a Distema Decorações tem todas. São diversas ideias e opções para você renovar a sua sala de estar. Entre em contato e tenha o atendimento de uma consultora especializada!
Gostou? Confira também: 5 dicas para montar sua composição de almofadas