Usar o tapete de forma criativa pode mudar completamente os ambientes da sua casa, o lado positivo é que existem inúmeras possibilidades devido a vasta variedade de opções desse artigo decorativo incrível disponibilizado em lojas do segmento.
Mas, como sair do convencional?
A verdade é que a escolha do tapete vai depender de inúmeros fatores como estilo da decoração, formato, tipo de piso e acabamentos.
A boa notícia é que existem alternativas que vão além da proposta de trazer conforto para os ambientes.
A sua sala ou quarto pode ganhar um visual completamente inovador quando a escolha desse elemento decisivo é realizada com bastante atenção.
O segredo é sempre pensar no ambiente como um todo na hora de selecionar esse artigo. Portanto, confira algumas dicas!
Para usar o tapete de forma criativa escolha uma tonalidade diferente, que tal fugir um pouco da neutralidade?
Contudo, observe todas as cores usadas no ambiente, desde os estofados, objetos decorativos, quadros e demais elementos. Afinal, o objetivo é que todos fiquem em harmonia, caso contrário, o efeito será um desastre.
Os tapetes podem ser estampados para inovar, todavia, cuidado com o aspecto ” tapete flutuante”. Ou seja, nunca compre um tapete menor que o sofá por exemplo, é fundamental que ele fique pelo menos uns 20 cm embaixo do estofado para criar uma sensação de amplitude.
Ao invés de usar apenas 1 tapete, que tal usar 2 ou mais?
A sobreposição é um jeito de usar tapete de forma criativa sem precisar gastar muito dinheiro. Essa é uma tendência muito atual e moderna que proporciona uma personalização para o ambiente.
Na sobreposição é possível combinar estampas com lisos, diferentes tons e ainda aproveitar para fazer a delimitação de ambientes.
Os tapetes com esse estilo são bonitos e elegantes, eles conseguem harmonizar de uma forma perfeita com as almofadas, mantas, papel de parede e outros detalhes na decoração de salas e quartos.
Existem geometrias mais discretas e outras mais ousadas, faça sua escolha com base no restante da decoração do ambiente.
Quando se fala em usar tapete de forma criativa, por que não pensar no formato?
Geralmente o modelo retangular é o mais usado quando se trata de tapetes, mas ele pode ser quadrado, redondo ou até mesmo em formatos de animais ou flores ( mais usados em quartos infantis).
Se a sala for grande, é possível usar dois formatos de tapetes diferentes para demarcar o território. Por exemplo:
Um tapete redondo na sala de jantar, desde que a mesa também seja redonda, e um tapete quadrado na sala de estar.
Você pensou na cor ( tonalidade), na estampa, formato, modo de uso e por que não na textura?
Essa é a parte fundamental para usar um tapete de forma criativa, afinal, é partir dessa característica que a ambientação é criada.
Portanto, se a estação for o inverno, a melhor textura são os tapetes com pêlos longos, aqueles onde existe uma sensação de aconchego.
Agora, para dias mais quentes, é melhor optar por tapetes com pêlos bem curtinhos.
O tipo do material mais procurado geralmente são os de fibra natural, contudo, o céu é o limite.
Na Distema Decorações você vai encontrar muitos estilos de tapetes. Além disso, as consultoras podem ajudar a dar dicas de como usar tapete de forma criativa na sala, quarto, Hall de entrada e banheiros.
Confira também: Cortina para sala de estar: 3 dicas para compor seus ambientes