O aconchego e o charme que um tapete pode adicionar a um ambiente é inegável, porém, não é qualquer tipo de tapete que vai proporcionar esses benefícios ao seu ambiente, diversos erros comuns na hora de escolher seu tapete podem comprometer seriamente o resultado final e até mesmo sua decoração. Confira nossas 5 dicas e evite qualquer arrependimento 😉
Não há problema algum em escolher seu tapete por último, mesmo sendo um detalhe importante, atrasar sua compra vai te dar a chance de fazer uma boa análise do projeto e também vai evitar que você cometa excessos. Exemplo: Se você escolheu uma cor marcante para seu sofá e ela não combina com seu tapete, dificilmente um dos dois será modificado uma vez que já foi feita a compra. Use essa carta que já está em sua manga.
Ao contrário da dica anterior, se você busca que seu tapete tenha maior ênfase no seu ambiente, comece escolhendo ele e molde sua decoração de acordo com o modelo escolhido. Não tem problema partir do tapete para criar seu projeto, apenas lembre-se que ele será o foco da atenção e não outros itens, portanto, escolha cautelosamente o modelo que você mais gostar.
Uma dúvida muito recorrente de quem está buscando tapetes é se o modelo escolhido vai combinar com o piso da sua casa. Se o seu piso não for um revestimento de carpete, você não tem nada com o que se preocupar! Em geral os tapetes combinam muito bem com todos os tipos de piso, é claro, com exceção do carpete.
Se você pretende colocar mais de um tapete em seu ambiente, fique atento as opções de cores! Se um dos seus tapetes for estampado, busque sempre que os demais sejam neutros ou pelo menos mais discretos, dessa maneira você evita que o ambiente fique sobrecarregado ou muito pesado.
Se você já está montando sua decoração, busque seguir os mesmos tons dos demais itens já montados, caso você fuja muito, pode ser que a combinação não fique no final como você desejava ou até mesmo não fique agradável visualmente.