Uma boa composição de almofadas têm o poder de mudar completamente a decoração de salas e quartos. E quer saber o ponto positivo disso? É que não custa caro, pois é perfeitamente possível trocar apenas as capas de tempos em tempos para renovar o visual dos ambientes.
O poder das almofadas vai muito além, através delas pode-se criar um conceito decorativo. A sua ausência cria uma atmosfera fria e vazia, por isso, não há motivos para não investir nesse elemento tão democrático, bonito e versátil.
Existem diversas maneiras de montar um kit de almofadas que combine com a decoração da sua sala.
As dicas abaixo vão clarear suas ideias e instigar a sua criatividade. Confira!
Nesse caso, a composição de almofadas não tem muito haver com o sofá, contudo, harmonizam de forma perfeita.
Para conseguir a combinação perfeita, use o círculo cromático, vamos a um exemplo:
Digamos que seu sofá é neutro, de uma cor puxada para o bege, um dos tons mais usados. Você pode fazer uma composição análoga com as cores amarelo, laranja e vermelha suave, ou então, uma composição complementar, usado diversas tonalidades do próprio bege, dessa forma, ficaria um tom sobre tom.
Vale lembrar que o uso das cores das almofadas também devem combinar com os demais elementos da decoração do ambiente.
Fazer uma bela composição de almofadas ajuda não só completa os espaços em cima do sofá ou poltronas ou cama, mas também decora. Por isso, é fundamental analisar o ambiente como um todo antes de fazer a escolha.
Embora existam muitos tamanhos de almofadas, nem todas são recomendadas. Os maiores especialistas em decoração ainda apostam no ” tamanho certo” para cada caso.
Ou seja, nem muito grande que tampam o sofá e nem pequenas demais que não promovem conforto na hora de sentar.
Com tantos estilos dessa mobília, é claro que se deve levar em conta o seu design para fazer a melhor combinação de almofadas.
Por exemplo: Sofás que possuem um encosto mais baixo, ficam melhores com almofadas menores, uma vez que as muito grandes ficam desproporcionais.
Agora, quando se trata de sofás com chaise, é possível apostar em almofadas mais volumosas, pois tem espaço para essa combinação.
Isso sim é fazer uma boa escolha do tamanho para cada caso.
A composição de almofadas pode levar estampas quadradas, geométricas, florais, animal print, frases e com temas personalizados.
As texturas com bordados, croches, pele, tecidos brilhantes ou opacos são outras sugestões de inovar.
Deixar o ambiente com características dos seus moradores é uma ideia diferente e que está virando uma grande tendência no mundo da decoração.
” Menos é mais”, essa é uma regra importante na hora de fazer uma composição de almofadas. Não é indicado esconder todo o sofá atrás de almofadas e não ter nenhum lugar para sentar.
A quantidade certa é aquela que uma pessoa não precisa jogar as almofadas no chão para conseguir sentar no sofá.
Sofás grandes precisa de grupos de 2 a 3 almofadas distribuídas entre o móvel todo.
Contudo, existe uma regra, o número de almofadas sempre deve ser ímpar. Por exemplo, em um sofá de 3 lugares, coloque pelo menos 5 almofadas.
O que achou dessas dicas de como fazer composição de almofadas?
A Distema Decorações possui inúmeras sugestões para você, entre em contato e fale com uma de nossas consultoras!
Gostou? Confira também: Conheça as cores da primavera 2020 para a decoração