Existem muitos tipos de papel de parede, por isso, é importante que você conheça os principais modelos para fazer a escolha certa para os ambientes da sua casa. O fato é que ninguém pode diminuir a beleza desse material, ele é capaz de mudar completamente a atmosfera de uma casa.
Já fazem alguns anos que os papéis de parede entraram na moda e simplesmente, permaneceram. O motivo é que além de bonitos, eles são econômicos, fáceis de colocar e podem durar muitos anos.
A verdade é que eles podem ser encontrados em diversas texturas, cores e temas. Saiba mais sobre essa opção democrática de revestir as paredes!
Papel de parede não é tudo igual, embora a maioria das pessoas pensem dessa forma, existem muitas diferenças entre um material e outro.
O segredo não está só nas cores, estampas e texturas, mas sim, no material que ele é produzido.
Abaixo, confira os tipos de papel de parede existentes!
Esse é o tipo de papel de parede mais usado, pois ele é bastante resistente, tem alta durabilidade e é lavável, é perfeitamente possível usar um pano úmido com detergente neutro para fazer a limpeza.
Ele pode ser usado em quartos, salas, banheiros e até na cozinha. Além disso, possui resistência ao fogo, o que evita a propagação das chamas em caso de incêndio.
A aplicação é feita com cola e sua remoção é bastante simples e não estraga a parede.
Se você busca um ar de aconchego para suas paredes e aquele visual mais almofadado, então essa é escolha perfeita de papel de parede.
Geralmente, essa alternativa é mais para quartos, pois ele promove bastante conforto termo acústico e ajuda nas noites frias do inverno, uma vez que possui uma camada de espuma na parte interna.
No entanto, não é um material que aceita limpeza com água, para fazer isso, é necessário passar um pano úmido e aspirador de pó.
O tecido é feito por fibras de celulose e têxteis, é um material de boa qualidade e principalmente resistente a luz, o que não promove o desbotamento rápido.
A forma de aplicação é muito simples, não precisa preparar a parede, pois ele pode ser usado até mesmo em uma base não regular, pois uma de suas características é justamente a cobertura de imperfeições das paredes.
A fixação é dada por meio de uma cola branca que facilita a sua remoção.
A limpeza pode ser feita com água, esponja e sabão neutro.
Esse é um dos tipos de papel de parede categorizados como “Novidade”, a razão disso é que esse modelo é muito prático e também, econômico.
A grande vantagem dele é que é autoadesivo, ou seja, não usa cola como nas outras opções de papel de parede.
Dentro desse contexto, a aplicação é bem fácil, mas é importante contar com ajuda na hora da aplicação para que a parede não fique com deformidades e o resultado seja um visual liso e sem imperfeições.
O papel de parede de adesivo pode ser higienizado com água e sabão neutro. Sua aplicação pode ser destinada tanto a área externa como interna.
Pode -se dizer que é uma opção bastante democrática, barata e simples, ademais, pode durar até 4 anos.
Obviamente que os papéis de paredes tradicionais precisavam fazer parte da lista, afinal, foi o ponto de partida de onde tudo começou.
Os modelos tradicionais são produzidos de celulose, ou seja, somente de papel mesmo.
Suas estampas são bem variadas, o que permite uma grande diversidades de aplicações . Porém, só podem ser colocados em paredes bem lisas e sem nenhuma imperfeição, caso contrário o resultado não ficará bom.
Esse é um dos tipos de papel de parede que não podem ser colocados em áreas úmidas e também, não são laváveis.
Sua durabilidade é mais limitada, por isso, é indicado para uso em quartos infantis, onde a mudança de decoração é mais frequente.
Se você ainda tem dúvidas sobre os tipos de papel de parede. Fale com a Distema Decorações e conheça de perto todas as opções para mudar os ambientes da sua casa.
Gostou do conteúdo? Confira também: Dicas essenciais sobre cortina que você precisa conhecer!