Será que existe o papel de parede ideal ou você mesmo escolher e instalar aquele que achou mais bonito?
Na realidade, a variedade de opções no mercado é muito grande, é possível encontrar diferentes desenhos, materiais, texturas, marcas e até mesmo, formas de aplicação.
De qualquer forma, esse é um dos recursos mais usados por arquitetos e decoradores para revestir paredes dos ambientes. Pode-se dizer que ele valoriza os espaços devido sua proposta de personalização.
Buscando ajudá-la a encontrar a opção ideal para a sua casa, reunimos neste artigo uma série de dicas falando um pouco mais sobre cada um dos tipos de papel de parede disponíveis atualmente no mercado.
Confira nossas dicas:
Existe papel de parede produzido em diversos materiais, entre eles:
– Tradicional – Feito de celulose, é um produto sensível, por isso, tem uma vida útil curta e deve ser higienizado somente com pano seco. Além disso, é indicado que ele seja aplicado somente em paredes niveladas para evitar rasgos.
– Vinílico – É superior a celulose, por isso ele tem uma durabilidade muito maior. O acabamento proporcionado por esse tipo de papel de parede é outro, ele valoriza as paredes e ainda, cobre imperfeições como as ondulações que possam ter na superfície.
Pode ser higienizado com pano molhado, sobretudo com esponjas e detergentes neutros. A gama de cores, texturas e desenhos é grande.
– TNT – Caracterizado por fibras de celulose e têxtil, ou seja, tem uma boa durabilidade, especialmente no que tange a resistência contra o desbotamento causado pela luz.
A limpeza deve ser feita com esponja e detergente, mas, com bastante cuidado.
– Alto relevo – Esses modelos imitam pedras e outras texturas, alguns possuem brilho e outros detalhes elegantes em formato 3D. São realmente muito bonitos, devem ser limpos somente com pano seco.
– Adesivo – Sua característica auto adesiva dispensa o uso de cola na instalação, é simples de colocar e possui um preço acessível. No entanto, é indicado somente para paredes sem deformidades.
-Poliéster – É um material muito durável, inclusive pode ser instalado em ambientes úmidos como banheiros e cozinhas. É indicado também para áreas onde há bastante circulação de pessoas, pois sua limpeza é fácil, basta um pano úmido.
-Veludo – É um material sensível, porém elegante. Deve ser aplicado em ambientes específicos e personalizados onde a circulação de pessoas é menor.
Para escolher o papel de parede ideal, é preciso saber quais são os tipos de materiais e o ambiente que será instalado, desse modo, é possível ter uma ideia para fazer a escolha certa.
– Sala – É um ambiente que tem muita circulação de pessoas, entretanto, não sofre muito com as mudanças de temperatura, por isso, os tipos mais comuns instalados nessa parte da casa é o vinílico, TNT, alto relevo ou poliéster que oferecem várias opções de cores e texturas, além disso, possuem resistência a luz.
Cuidado, se a sala for muito pequena, escolha estampas menores para não dar uma sensação de aperto no ambiente.
– Quarto – Aconchego e beleza, de fato esse ambiente fica um luxo com o papel de parede. Se você não quer gastar muito, escolha o tradicional, adesivo ou TNT, entretanto, se o orçamento for maior, é possível ousar mais com o vinílico, alto relevo e o veludo que torna o espaço mais personalizado.
– Cozinha e Banheiro – Como são ambientes com umidade é recomendado o vinílico e o poliéster que são mais resistentes.
O gosto é pessoal, é claro que existem projetos que usam papel de parede até no teto, entretanto, quando esse for o caso, é preciso tomar cuidado para não exagerar na composição das cores e texturas, pois pode ficar com aspecto de ambiente carregado.
Quando a instalação fica restrita em uma parede, é possível “ousar” mais na criatividade e usar desenhos, geometrias, cores e texturas diferenciadas que complementam a decoração do ambiente.
Sem sombra de dúvidas é necessário ficar atento nesse detalhe. Se você tem móveis e objetos de decoração muito coloridos, a melhor opção é um papel de parede neutro para não brigar com a cartela de cores já existentes no ambiente.
Móveis como sofás com estampas, podem não ornar com papel de parede com geometrias, por isso, a base da escolha do papel de parede ideal está na avaliação do que você já tem dentro de casa, é preciso ter um equilíbrio entre os elementos.
Os modelos que imitam pedra e auto relevo são extremamente elegantes para aplicar em salas e escritórios. Além disso, já existe o papel de parede personalizado, onde você mesmo pode mandar imprimir uma foto gigante de um cenário que gosta.
Ousar é permitido, desde que haja um equilíbrio na composição dos ambientes.
Para aplicar o papel de parede, alguns materiais não exigem mão de obra especializada. No entanto, se você optar por um produto melhor e mais caro e não tem a certeza que consegue instalar, é indicado deixar nas mãos de um profissional, dessa forma, você garante que não vai danificá-lo antes mesmo de colocá-lo.
Confira também: Os 3 maiores erros na decoração de uma casa