Escolher tecido para estofados pode ser um grande desafio, ainda mais porque existem muitas variedades no mercado.
O fato é que os tecidos podem fazer muita diferença na decoração, eles auxiliam uma renovação rápida sem grandes investimentos. Portanto, você pode perfeitamente inovar as cores e estampas de pufes, poltronas e sofás com praticidade e rapidez!
Na hora da compra, é importante levar em conta alguns fatores, sendo eles: Orçamento para o investimento, qualidade, objetivo e principalmente a temperatura do lugar onde você mora, se tem crianças, bichinhos de estimação ou doenças alérgicas.
Não sabe como combinar os tecidos? Não se preocupe, com as dicas abaixo, vai ficar mas fácil entender quais os tipos existem no mercado, como ornar com sua decoração e sobretudo, quais possuem o melhor custo x benefício que seja ideal para você. Confira:
Esse é um dos tipos de tecido para estofados que alia ” Bom Preço e Beleza”, é um tipo de camurça, mas, sintética que promove muito conforto e maciez para sofás, pufes e poltronas.
Por isso, é um dos favoritos atualmente. Muitas pessoas optam por ele, devido às vantagens de contar com um produto que valoriza o ambiente sem a necessidade de desembolsar grandes somas de dinheiro.
O suede tem uma aparência moderna, além disso, é muito fácil de limpar, já que ele não possui tramas aparentes. Todavia, a impermeabilização não pode ser dispensada, pois mantém o tecido mais protegido.
Ponto negativo: Não é indicado para lugares muito quentes, a menos que use uma manta por cima para reduzir o atrito da pele com o tecido.
” Confortável e Resistente“, também é da classe dos tecidos mais econômicos. Ele é muito macio ao toque, fator que o torna confortável para toda a família.
Está na lista dos preferidos das pessoas que buscam pelo conforto sem a necessidade de gastar muito por isso. É indicado para ambientes bastante utilizados dentro de casa como sala de TV e visitas, pois ele tem grande durabilidade.
Ponto negativo: Ele possui alguns vincos que acumula sujidades, por isso requer limpeza frequente. Por conta disso, não é muito indicado para pessoas que têm alergias respiratórias ou animais de estimação.
“Barato e prático“, esse tipo de tecido é uma dos mais usados, sobretudo em lugares onde as temperaturas são altas.
A sarja não absorve o calor e nem sujidades, portanto é ideal para quem busca praticidade e um tecido que forneça conforto térmico.
Ponto negativo – O tecido não é muito fácil de combinar nos ambientes, pois ele tem aparência pesada.
Esse tecido é um ” clássico”, pois confere ” luxo e elegância” aos ambientes. A vantagem do couro natural é sua durabilidade, pois ele não craquela e fica bonito por muito mais tempo. Além disso, é muito fácil de limpar, pois um pano úmido já é o suficiente.
No entanto, vale lembrar que ele precisa de cuidados de hidratação para que fique sempre bonito. Pode ser usado em sofás, poltronas e pufes. A gama de cores também é ampla e permite diferentes personalizações de ambientes.
Ponto negativo: O couro natural é um tecido mais caro do que o sintético, inclusive, regiões que fazem muito calor devem evitá-lo, pois com o suor excessivo fica grudando na pele.
Esse é um dos melhores tecidos para estofados para quem tem ” alergias”, pois ele possui propriedades antialérgicas, além disso, é lindo e sofisticado.
Se você está buscando um tecido para durar muitos anos, essa é a escolha certa, especialmente porque existem diversas cores disponíveis.
Ponto negativo: Preço. O linho é um tecido caro e precisa ter cuidados especiais com sua limpeza.
É” impermeável e barato“, não suja com facilidade, ideal para casas com crianças e muita circulação de pessoas. Ele imita a aparência do couro, portanto, pode conferir beleza para os ambientes.
Ponto negativo: Não tem muita durabilidade, pois pode craquelar com o tempo.
” Elegante, bonito e resistente” são as características que definem esse tipo tecido para estofados. Eles possuem uma grande infinidade de estampas para ornamentar ainda mais os ambientes da casa.
As tramas desse tecido evita o acúmulo de sujeiras, portanto, é uma boa escolha para os alérgicos.
Ponto negativo: Por ter uma tecelagem mais complexa é mais oneroso.
Agora que você já sabe um pouco sobre os tipos de tecidos, avalie os pontos positivos e negativos de cada um deles e eleja aquele que melhor atende às suas necessidades, não só com relação a beleza, mas também conforto e estilo de vida.
Escolha aquele que mais combina com sua casa e você pode perfeitamente inovar as cores e estampas de pufes, poltronas e almofadas com praticidade e bom investimento!
Gostou do nosso artigo? Confira também: 5 provas de que o tecido é uma boa opção para reformar a sua casa!