Não é segredo para ninguém que os tapetes enobrecem um ambiente.
Eles conferem mais elegância, conforto e uma plena sensação de aconchego, se isso já acontece em uma composição tradicional, imagine usar tapetes na decoração de forma mais criativa?
Entenda quais são os truques usados pelos profissionais para decorar os ambientes e ainda, proporcionar mais personalidade a sua casa:
Um tapete não precisa sempre ter o mesmo estilo. Por que não ousar um pouco mais e investir em peças menos retangulares?
Atualmente é possível usar tapetes na decoração em formatos inovadores, alguns são redondos outros tem até a forma de animais de estimação (ideais para quartos de crianças).
Na realidade, muitas pessoas tem medo de escolher modelos diferentes, pois acreditam que possam errar na harmonização.
No entanto, não é bem assim que as coisas funcionam, por exemplo, uma sala ampla, pode ser decorada com um tapete redondo grande, o mesmo ocorre com a sala de jantar e quarto.
O segredo, é sempre deixar que o tapete ocupe todo o espaço e principalmente, que ele fique sob parte dos móveis, essa regra vale para qualquer ambiente.
Confira também: 13 dicas para escolher os tapetes da casa!
Modelos lisos e neutros, sempre são as escolhas da maioria das pessoas. Entretanto, os tapetes estampados compõem espaços mais alegres e despojados, é uma boa pedida para quem gosta de cores!
Quando você usa tapetes na decoração mais coloridos, não precisa investir tanto em outros objetos decorativos.
Atualmente, é possível encontrar estilos mais geométricos, flores, animais, minimalistas e linhas retas. Tudo vai depender da proposta do seu ambiente.
Sobrepor uma peça na outra já é uma tendência entre os decoradores, isso porque o visual fica extremamente despojado conferindo um diferencial para salas e quartos.
O lado positivo é que você pode brincar com as cores, tamanhos, formatos e texturas, não existe uma regra, desde que os elementos usados harmonizem.
Essa é a hora de usar a criatividade.
Embora pouco lembrada por algumas pessoas, a textura do tapete na decoração é fundamental para imprimir beleza e conforto.
Por exemplo: Escolha modelos mais peludos se você gosta de aconchego e modernidade, mas lembre-se que esses devem ficar em uma área com menos circulação de pessoas.
Outra aposta são os tapetes de linho grosso ou sisal, eles são ideais para uma ambientação mais rústica.
Não esqueça que usar tapetes na decoração envolvem não somente a beleza do espaço, mas também, o conforto ao toque.
Nos últimos anos, os apartamentos são construídos com espaços integrados, ou seja, não existem mais paredes que separam a sala de jantar da sala de estar por exemplo.
Outros ainda, possuem uma cozinha integrada. São os espaços modernos e que tem como foco juntar mais as pessoas.
Os tapetes podem desempenhar esse papel delimitador, para isso, é necessário usar uma tapeçaria diferente em cada ambiente. Para não errar na escolha, é possível usar uma peça com estampas em uma área, e na outra, um tom mais neutro, é sempre importante cuidar para não usar muita cor nos dois ambientes simultaneamente.
Confira também: 3 dicas de como escolher o tamanho do seu tapete!
Há muitos anos existem os trabalhos de tapeçaria destinados as paredes, são usadas pelas exclusivas para fazer quadros e outros acessórios de tapete para decorar salas de estar, jantar e corredores.
Para muitos decoradores, quem usa tapetes da decoração de paredes são pessoas que gostam de autenticidade, sobretudo, quando se trata de uma peça valiosa como o tapete persa que é exposto como se fosse uma obra de arte.
Nesse caso, os tapetes na parede substituem os quadros.
Muitas pessoas vão além e preferem usar tapetes na decoração de uma forma intensa e não só no chão.
O uso da tapeçaria como uma obra de arte do teto ao chão nas paredes não é uma novidade, especialmente quando as peças são escolhidas com bastante cautela.
Inclusive, no passado existia a tradição Soviética, onde as pessoas não caminhavam sobre os tapetes, mas sim, eles eram pendurados nas paredes. O motivo disso é que o frio era tão grande e as paredes estavam sempre geladas que eles resolveram usar a peça como um isolante térmico e acústico.
Na Pérsia, os tapetes eram considerados tesouros. Foram os povos do Oriente Médio que introduziram o uso das peças na Europa Medieval, tanto que no século XVI, eles simbolizam o status da pessoa.
Foi somente no século XIX que os tapetes começaram a surgir em casas de camponeses ricos e daqueles que queriam mostrar a riqueza.
Naquela época, as pessoas disputavam as poucas peças de tapete a venda em lojas. Mas, atualmente, usar tapetes na decoração já é uma tradição, e também, sinônimo de conforto!
Gostou do nosso conteúdo? Confira também: 3 coisas que você PRECISA se lembrar na hora de escolher um tapete para seu ambiente.