Os tapetes são uma peça coringa na decoração de qualquer ambiente, além de promoverem aconchego e conforto, eles são responsáveis pelo embelezamento dos cômodos devido suas inúmeras opções de cores e formatos.
Todavia, é justamente por conta dessa grande variedade que as dúvidas surgem na hora de escolher o tapete ideal para determinados ambientes.
Mediante a isso, a Distema Decorações separou as principais dúvidas para ajudar com dicas de como cumprir essa missão. Acompanhe!
O tapete deve combinar com os demais elementos da decoração de um ambiente, em especial o tamanho que precisa ser proporcional.
Com relação ao material, estilos e cores, existem várias possibilidades, confira!
– Tapetes geométricos – Eles geralmente são confeccionados com lã de algodão. Mas, devem ser usados somente em salas com um estilo mais moderno.
Ainda dentro desse conceito, tem os tapetes de tecidos que são perfeito para ambientes casuais.
-Tapetes persas – Belíssimos e cheios de história, esses modelos de tapetes são recomendados para ambientes mais formais.
– Animal Print – É uma grande tendência usar tapetes com temas de onça, zebra, vaca e etc. No entanto, é preciso combinar com os demais elementos do ambiente que precisam ser mais neutros, sobretudo os móveis.
Esse tipo de tapete costuma ser a grande atração de um ambiente.
– Boucle – Elegante e confortável e serve para todos os tipos de ambientes, é produzido 80% de lã e 2-% de algodão. Se o objetivo é conforto, essa é a escolha do tipo certo de tapete, pois ele tem pêlos largos.
– Patchwork – Confeccionados em couro, perfeitos para casas que tem uma pegada mais rústica.
– Pêlo curto de Nylon – Esse tipo de tapete é muito mais fácil de higienizar, por isso, deve ser usado por ambientes que possuem animais de estimação ou grande movimentação de pessoas como escritórios, consultórios, clínicas e etc.
O nylon é um bom material para esse fim, pois ele é bem resistente a manchas e é fácil de limpar.
– Pêlo cortado – Esse tem a mesma aparência do Boucle, com exceção do pêlo que é cortado. Confere conforto e beleza para qualquer ambiente.
– Tapetes de fibras naturais – São tipos de materiais mais utilizados, a exemplo disso está o Sisal, de coco, lã e de algas. Salas contemporâneas ficam muito bem com esses modelos.
É importante escolher entre: conforto, praticidade e funcionalidade.
Quando falamos em conforto, os tapetes felpudos sempre boas escolhas, mas, em se tratando de praticidade de limpar entram os de fibra sintética. Por fim, a funcionalidade, onde um modelo antiderrapante pode ser a solução.
Dentro desse contexto, o tapete ideal é sempre aquele que atende a sua necessidade.
É preciso lembrar que os tapetes chamam bastante atenção em uma espaço, então, você precisa definir se o destaque será todo voltado a ele ou prefere dividir as atenções com outros elementos decorativos.
A dica é harmonizar os tapetes com toda a decoração, para isso, você tem algumas possibilidades de escolha. Veja:
Para finalizar, não deixe de medir o espaço onde pretende colocar o tapete. O correto é sempre deixar as pontas embaixo dos móveis para dar a sensação de amplitude e também, evitar acidentes.
Os tapetes podem mudar o conceito de uma decoração. Portanto, se você estiver na dúvida, fale com as profissionais da Distema Decorações!
Gostou do conteúdo? Confira também: 5 dicas para deixar o seu quarto muito mais aconchegante nos dias frios!