O processo da decorar muitas vezes passa batido em várias casas, algumas vezes porque todo o orçamento foi investido nos móveis, em outros casos os donos simplesmente não conhecem ou se importam. Uma certeza é nítida, decoração modifica completamente um ambiente, deixa a casa com o estilo de seus donos e é algo extremamente divertido tanto no processo como quando está tudo pronto e você pode olhar para tudo com aquele “ar” de novo delicioso!
Muitos compartilham o tabu que apenas itens caríssimos de decoração são bonitos, como cristais importados, quadros de marcas famosas ou peças únicas. Isso é uma grande ilusão, claro que existem peças assim, e sim, são incrivelmente maravilhosas, mas do que adianta gastar uma fortuna em uma única peça em vez de comprar várias que podem ter um efeito muito mais poderoso do que apenas uma, sozinha?
Encontrar e personalizar seu ambiente, seguindo seu estilo é um grande desafio, mas como dito acima, é uma tremenda diversão. Antes de tudo, busque entender o que é a decoração, o que se enquadra bem em seus ambientes e como você pode deixar tudo de uma forma que ao mesmo tempo não fique vago nem muito carregado. Como muitos dizem, pense fora da caixa, a decoração é uma área quase que infinita, não se prenda jamais a pequenos padrões já existentes. Clichês funcionam muito bem, claro, mas é da criatividade que o sucesso virá.
Organize seus móveis da maneira que você preferir, contanto que seja da forma que deseja, após isso, uma boa limpeza no ambiente e na casa ajudará a visualizar muito melhor os locais, e também, em seguida você não precisará ficar limpando prateleiras e demais cantinhos para posicionar suas peças de decoração!
Se você busca decorar a casa toda, ao invés de um cômodo ou dois, lembre-se de definir um budget (orçamento) e busque não fugir dele, sim, é difícil, mas você consegue.
Como citado na primeira dica, a reorganização dos móveis por mais sutil que seja, muda completamente um ambiente, use isso como seu aliado de tempos em tempos para dar aquele Up na sua casa sem gastar absolutamente nada.
Não abrace o mundo, se você tentar decorar a casa toda de uma vez pode acabar não dando a atenção necessária a determinadas partes, vá de partes em partes, cômodos em cômodos, ambientando e decorando um por vez, dessa maneira você evitará perder o foco e esquecer algo que é muito importante e talvez se perdeu em meio a tantas decorações.
O mercado conta com diversas peças construídas de itens reciclados, peças restauradas ou antigas, cada um sabe muito bem o que gosta, procure bastante e com certeza você irá achar algo que se encaixa perfeitamente, e o melhor de tudo, com aquele preço ótimo!
Para fechar com chave de ouro, aproveite essa dica bônus! Se você já tiver itens, lembre-se que você pode vender eles ou até mesmo doar, dessa forma, você se livra de algo que talvez já não se encaixa mais no seu ambiente ou que você realmente queria simplesmente se livrar e abre espaço para algo totalmente novo!