Um dilema que já perdura há tantos anos ainda intriga muitas pessoas hoje em dia, Cortina ou Persiana? A resposta é: Depende!
Toda casa possui uma quantidade razoável de janelas, é inevitável, elas iluminam naturalmente durante o dia, permitem um fluxo de ar e além de proporcionar uma sensação de amplitude, são sem dúvida alguma, necessárias. Porém, nem sempre essa luz natural é agradável ou necessária, tornando-se até mesmo um baita de um empecilho em alguns casos e com isso, o uso de algo que “bloqueie” toda essa iluminação se torna quase que indispensável.
Dada a variedade de cômodos e ambientes, um leque de escolhas se torna possível quando se trata das duas, só que, para confundir mais ainda, ambos os tipos podem ser amplamente usados em qualquer tipo de ambiente, é mole?!
Para te ajudar a se situar melhor e entender como funcionam e qual a melhor forma de usá-las, confira abaixo algumas dicas rápidas e práticas para você aprender mais e não errar na hora da compra:
Para quem quer partir para o lado de decoração moderna, utilizar um aspecto limpo e sem exageros é o mais recomendado e ajuda a não tornar o ambiente cansativo.
Amplamente usada desde muitos séculos atrás, era muito comum encontrar cortinas enormes com vários tipos de tecidos, que além de compridos eram muito grossos por sinal, indo desde o teto até o chão. Essa imagem clássica não é nem tão distante nem tão próxima da realidade atual.
Cortinas são bastante versáteis quando se trata do seu uso e estrutura, o grande ponto que incomoda alguns é a sua manutenção ou limpeza.
Nem sempre a cortina precisa ir até o chão. Em uma sala de estar ou de TV, a cortina ir até o chão cria uma sensação de conforto, de aconchego, outrora, em um quarto, a cortina com tamanho reduzido ainda tem seu ar aconchegante, porém, se mantém prática e neutra.
Além do tamanho e dos modelos, existe a questão da cor e do tecido, e a dica é bastante trivial, se você não sabe como vai ser sua decoração, se apegue ao máximo ao neutro, afinal, a cortina não deve ser o destaque do ambiente, por isso, cores claras e tons neutros são as melhores opções a se recorrer.
Com um visual mais moderno, exalando praticidade, as persianas atraem cada vez mais pessoas para essa opção, e isso ocorre justamente pelo seu fator primordial, facilidade, praticidade e muito menos preocupação com, por exemplo, tirar todos os tecidos para fazer a lavagem.
Sua escolha dependerá bastante do modelo, a amplitude de opções disponíveis se tornou colossal e o conceito gira em torno de várias peças que podem ser articuladas ou não.
O controle sobre a iluminação é muito maior com a persiana justamente por ela gerar esse leque de opções e regulagens muito maior.
Assim como nas cortinas, com as persianas escolha optar por tons neutros, que não vão dar destaque a peça e sim deixá-la quase que “invisível”.
Tenha em mente essas sacadas e você não terá problemas.
A Distema Decorações é uma loja diferenciada que atende principalmente o cliente final, designer de interiores, arquitetos e entre outros, trabalhando com tecidos e artigos para decoração e tem por sua característica um atendimento diferenciado e personalizado para cada um de seus clientes.
Devido a grande variedade, como por exemplo as mais de 2000 opções de tecidos para suas cortinas, e aos seus 28 anos de tradição, a Distema pode ser a sua melhor escolha!
Lembre-se sempre que a função primária da cortina ou persiana é regular a iluminação do local, reduzindo a luz que entra ou deixando que mais luz entre.
Escolha a opção que mais bem te servirá, e entre em contato conosco para ter as mais belas e modernas cortinas e persianas em seu lar!
Confira também: Guia prático para deixar seu quarto ainda mais perfeito