A cortina ideal para cada ambiente existe. Além da função principal que é o controle da luminosidade, esse elemento é fundamental para a decoração, por isso, alguns modelos tem o poder de conferir uma verdadeira transformação em salas, quartos e cozinhas.
Apesar da tarefa parecer simples, inúmeros fatores devem ser avaliados na hora de escolher a cortina. Um deles é a harmonização dos tecidos, estampas e modelos com o restante da decoração.
Abaixo, confira algumas dicas que podem ser bastante úteis na hora de eleger a cortina ideal para cada ambiente!
Para dormir bem, é preciso controlar a entrada de iluminação, por isso, o uso de cortinas, muitas vezes associadas a Blackout podem ser uma boa pedida.
Os tecidos são variados e as estampas também, o ideal é fazer essa escolha com base na harmonização de outros elementos da decoração.
Entenda como fazer isso de maneira correta:
Meça a largura e a altura da janela, na hora de comprar o varão ou trilho, sempre deixe uma folga de 20 cm em cada lado.
A instalação do suporte precisa ser feita a uma distância de 10 cm do batente superior da janela.
Na realidade, ambos são bem vindos. O que deve ser levado em conta é o estilo da decoração e também da cortina a ser usada. Caso a sua escolha seja o trilho, é importante que tenha um tipo de acabamento na parte superior, pode ser de madeira ou gesso.
O varão de madeira é mais charmoso quando o objetivo é deixá-lo à mostra, especialmente se o ambiente tiver móveis de madeira. Entretanto, existem varões de metal para combinar com outros elementos decorativos.
Do teto ao chão, essa é a regra da altura das cortinas quando o objetivo é criar ambientes mais aconchegantes.
Sempre compre 2 cm de tecido a mais para o comprimento, dessa forma o caimento ficará perfeito.
Compreender a real necessidade das cortinas no espaço vai ajudar você a fazer uma escolha melhor.
As persianas geralmente são mais eficientes para controlar o excesso de luminosidade.
Entretanto, se você apenas filtrar a luz, use tecidos mais leves como o voil, além de fáceis de lavar, eles são extremamente bonitos.
Tecidos claros sempre serão uma boa pedida, pois os coloridos tendem a desbotar fácil e ficar com aspecto de envelhecido senão tiver uma proteção de Blackout.
Outras opções de tecidos são: Sarja, linho e a seda, geralmente mais caros, porém muito elegantes.
Um dos ambientes mais usados da casa também merecem uma bela cortina para decorar e proteger os móveis da incidência solar. Convenhamos que esse elemento ainda deixa o espaço mais charmoso.
Por se tratar de um lugar onde os alimentos são preparados, é fundamental priorizar a facilidade na limpeza.
Na hora de escolher a cortina ideal para cada ambiente, pense na sua usabilidade, ela não deve ser um agregador de trabalho, mas sim, atender os aspectos funcionais.
Na cozinha, alguns estilos são os mais usados, como:
– Romana – Feita em linhas horizontais nos tecido de poliéster ou fibras naturais, ela pode ficar aberta conforme a necessidade. A limpeza é muito simples, basta espanar o pó.
– Persianas – Uma boa pedida, pois elas podem conter lâminas de madeira, metálicas ou em PVC na horizontal ou vertical. São extremamente simples de limpar e não impedem a ventilação do ambiente.
– Cortinas com varão – São charmosas e muito usadas em janelas em cima de bancadas. O ponto positivo é que os tecidos leves podem ser trocados com facilidade para variar a decoração.
Veja também: Que cortinas usar na área gourmet? Confira 5 dicas que podem te ajudar
Chegamos em uma das partes da casa onde a decoração é a mais vista, não só pelos moradores, mas também pelos visitantes.
Seguindo as regras do comprimento, que deve ser sempre do teto até o chão, os demais aspectos giram em torno do tecido. Entenda mais sobre eles:
As cores claras e neutras são sempre as mais utilizadas, isso porque elas combinam com diversos tipos paletas de cores presentes na decoração do ambiente.
No entanto, nada impede de apostar em mais de uma cor nas cortinas, ou até mesmo estampas.
Em síntese, a cortina ideal para cada ambiente é aquela que atende às necessidades específicas dos cômodos da casa. Os demais detalhes ficam por conta do gosto pessoal dos moradores.
E na Distema você pode encontrar diversos estilo e modelos de cortinas para sua casa, além disso nossos profissionais e consultores estão sempre a disposição para ajudar você desde a escolha do tecido até o momento da instalação! Venha conhecer nossa loja!
Gostou do conteúdo? Confira também: 4 formas de deixar a sua casa mais silenciosa apenas com a decoração!