O papel da decoração nos ambientes vai muito além da beleza, todavia inclui o conforto e também a definição da personalidade das pessoas que vivem no imóvel.
Portanto, pode-se dizer que o estilo decorativo reflete no jeito de ser das pessoas que vivem naquele local.
Nada melhor do que morar em um lugar confortável e convidativo. Por isso, nós separamos algumas dicas simples de decoração que podem fazer toda a diferença, veja!
Você não precisa ser um decorador profissional ou arquiteto para fazer isso, basta usar seu gosto pessoal.
Geralmente, visitar lojas de decoração, ver fotos na internet ou revista poderá ajudar a entender qual é seu estilo preferido.
É importante saber disso para começar a comprar móveis e objetos, eleger a paleta de cores e outros detalhes que farão a diferença na decoração.
Faça uma breve análise dos cômodos que deseja decorar e tenha em mente o que quer comprar. Não adianta sair comprando tudo o que vem à cabeça porque além de gastar mais, pode ser que nem combine com os demais elementos.
Pode ser com tinta, papel de parede, revestimento, textura ou gesso. Escolha a técnica com base no estilo da decoração.
Mas, saiba que a simples mudança de uma parede pode melhorar completamente o conceito dos ambientes.
A boa notícia é que você não precisa gastar muito, entretanto, dê atenção na escolha das cores, elas precisam harmonizar com os demais elementos da sua decoração e também, com aqueles que você ainda nem escolheu.
Esses elementos decorativos podem valorizar os ambientes, deixando eles mais personalizados e aconchegantes.
Os quadros não tem função somente de decorar, eles mostram o estilo de seus moradores, portanto, escolha bem qual é a linha que você vai seguir, se é mais jovem, clássica, musical, viagens, paisagens e etc. Você pode, inclusive, usar um tapete como quadro para deixar o ambiente mais vintage.
Outro ponto positivo, é que eles deixam os ambientes mais preenchidos e devidamente organizados.
Se você ainda não sabe combinar as cores, então, use e abuse dos tons mais neutros, sobretudo nas paredes e nos móveis grandes da casa.
Use cores somente em objetos de decoração, almofadas e móveis menores como banquetas, poltronas e criados mudos.
Essa combinação sempre dá certo, os ambientes geralmente ficam elegantes e sem exageros.
Muitas pessoas não gostam de usar tapetes na casa, mas eles possuem um papel fundamental para criar aconchego. Além disso, eles deixam os espaços mais bonitos e convidativos.
A sala merece um tapete bonito, avalie qual é seu estilo de decoração. Combine as cores com os demais objetos decorativos.
Salas, quartos, corredores e banheiros são bons cômodos para os tapetes. Se você tiver problemas com alergias, compre aqueles que possuem um sistema antialérgico.
Não é segredo para ninguém que usar espelhos em casa podem conferir uma sensação de amplitude.
Em apartamentos pequenos, os espelhos podem ser usados para revestir uma parede inteira, eles dão a impressão que o lugar é maior e também servem como um grande elemento decorativo.
Mas, você também pode apostar em uma peça de espelho exclusiva que serve como substituto de um quadro ou em mix de espelhos que deixam o ambiente cheio de personalidade..
Os espelhos sempre serão sinônimo de beleza em uma decoração, eles nunca saem de moda.
As cortinas servem para barrar o excesso de luminosidade que entram nos ambientes, mas também ajudam na decoração das janelas.
A preferência sempre será para as de cores neutras, dessa forma, elas não interagem com os demais elementos dos ambientes.
Além disso, é importante salientar que alguns tecidos mais escuros podem desbotar devido a incidência do sol diário em cima deles.
Uma forma de economizar e ter uma casa bonita e moderna é usar plantas, podem ser tanto as naturais como as artificiais.
Hoje em dia, existem muitas plantas artificiais com o mesmo aspecto das naturais.
Pode-se montar vasos para colocar em cima de mesas e aparadores ou comprar plantas grandes para decorar a sala e áreas de lazer.
A prioridade é sempre para a iluminação natural, aquela que vem do sol, mas como isso nem sempre é possível, vale apostar em luminárias, abajures e até mesmo lâmpadas.
Os modelos de LED conferem mais economia na conta de luz, mas existem outros estilos que podem se adequar ao perfil da sua casa.
Espero que essas dicas simples de decoração tenham inspirado o seu projeto de remodelação dos ambientes. Através delas, é possível ter ideias criativas e que não custam caro.
Além disso é possível encontrar na Distema, várias destas ideias que revelamos aqui como cortinas, tapetes, almofadas e papéis de parede incríveis que com certeza, podem deixar a sua casa muito mais bonita!
Gostou do nosso conteúdo? Confira também: 5 erros na decoração que fazem sua casa parecer menor.