Você sabia que alguns erros na decoração podem deixar sua casa ou apartamento menores? Mas calma, é compreensível que nem todas as pessoas entendam os truques que envolvem essa área.
Por isso, separamos algumas dicas indispensáveis para que você aprenda como decorar ambientes pequenos com o objetivo de valorizar o seu espaço para ter a sensação de que ele é maior. Acompanhe!
Essa é uma regra muito importante para não acabar com o pouco espaço que você ainda tem na sua casa ou apartamento.
Quando temos um espaço pequeno, é preciso pensar e planejar muito bem quais os móveis serão utilizados. Para não cometer erros na decoração, é fundamental usar um acessório básico, a ” trena”.
Isso mesmo, a trena é uma fita de medição que você vai precisar para “medir os ambientes” antes de comprar o sofá, o suporte para TV, o armário, cama, a pia da cozinha e outros.
Esqueça o ato de comprar simplesmente porque gostou do móvel, eles precisam caber na sua casa e ainda permitir um espaço para circulação de pessoas.
Tem que ter coerência para manter os espaços harmônicos, arejados e livres para andar dentro de casa.
Uma boa alternativa são os móveis sob medida, mas como nem sempre isso é possível por causa do custo mais elevado, a medição é a melhor pedida.
A escolha da cartela de cores é fundamental para não dar uma sensação de “aperto” em uma casa. Quanto mais neutras, maior será a sensação de amplitude. Além disso, permite ousar mais nos objetos e móveis.
No entanto, isso não quer dizer que você não possa usar uma cor mais intensa.
Paredes nas cores azul turquesa, vermelho, amarelo ou outra cor mais chamativa podem ser usadas, todavia, é preciso ornar com a decoração dos objetos e móveis, que deve ser neutra para comportar essa cartela mais quente de nuances.
Nessas horas, para não errar na decoração, é importante usar aquele ditado “menos é mais”.
Uma boa dica é apelar para o papel de parede e espelhos para dar uma amplitude para os ambientes, além de bonito, fica super moderno.
Use o bom senso e não saia revestindo todas as paredes da casa de maneira desordenada.
Um vaso de flores aqui, outra peça decorativa ali e outro detalhe acolá. Sim, você pode enfeitar sua casa com objetos bonitos e que realmente vão agregar no ambiente, mas, entenda que eles precisam ser escolhidos a dedo e não de qualquer jeito.
Abarrotar a estante, os criados mudos e as prateleiras de “bibelôs” e outros enfeites realmente não combina com os ambientes pequenos.
Eleja peças bonitas e que combinem com seus móveis e decoração das paredes, algo que de fato, fará a diferença.
Nem todos os ambientes precisam de cortinas, use somente onde há necessidade. Além disso, muito cuidado com os modelos curtos, pois eles dão impressão de um pé direito muito baixo e conferem um “estreitamento” entre o teto e o chão da casa.
Portanto, o tamanho ideal são as compridas, pois alongam e dão a impressão do ambiente ser maior.
Confira também: 4 dúvidas sobre cortinas, entenda melhor sobre elas e acerte na sua compra!
Esse é um dos erros na decoração mais comuns, afinal, logo se pensa, casa pequena usa um tapete pequeno. Opção errada!
O tapete deve ficar embaixo do sofá e não pode cortar os espaços, ele precisa ter o tamanho adequado para não ficar parecendo um capacho.
É necessário que ele contenha no mínimo a largura do sofá e fique posicionado uns 20 cm embaixo do móvel.
Mediante essas soluções para evitar os erros na decoração, o próximo passo é anotar tudo o que precisar ser adaptado na sua casa.
Faça uma coisa por vez e quando perceber, os ambientes estarão harmonizados! Você também pode contar com a Distema para saber mais dicas e achar a melhor opção de papéis de parede, cortinas e tapetes para sua casa ou apartamento.
Fale conosco e venha nos visitar!
Confira também: 3 dicas para decorar um sofá