Uma excelente forma de mudar o visual dos cômodos da casa é apelando para repaginar as paredes, elas podem receber diversos tipos de acabamentos, incluindo o papel de parede ou painel.
Mas, como saber qual dessas opções é a melhor?
Bem, na realidade ambas as alternativas são coisas completamente diferentes, portanto, para fazer uma boa escolha é fundamental entender um pouco sobre cada uma delas. Confira:
O papel de parede é o revestimento mais conhecido, ele é usado a muitos anos, sua história começou na China a aproximadamente 200 anos a.C, onde era rusticamente produzido em papel de arroz.
Com o passar dos anos, o papel de parede ganhou muita sofisticação, nos tempos atuais, é possível encontrar uma grande variedade de materiais, cores, desenhos e estampas que realmente podem transformar um ambiente.
Uma das características notáveis do papel de parede é a sua facilidade de aplicação, todo o trabalho é feito em poucos minutos ou horas, dependendo da área que será revestida.
Quando bem cuidado pode durar anos, por isso, é importante seguir as instruções do fabricante.
Os papéis de parede contam com desenhos reproduzidos em repetições, mas nem sempre compostos por cópias iguais em todas as faixas, alguns modelos sofrem variações ou são formadas por desenhos maiores, que não cabem em uma só faixa, nesses casos são montados em duplas ou trios, que se “casam” na hora da aplicação.
Em contrapartida, o painel uma forma mais atual de decorar a sala, quartos e escritórios criando um visual sofisticado e elegante.
Com desenhos reproduzidos sem repetições, os painéis podem ser desenhados/fotografados e copiados em papel de acordo com o tamanho original, sendo montados e colados na parede por meio de tiras, que compõem o desenho por completo.
Esse tipo de design diferenciado transmite uma aparência de capricho, assim como muitas obras de arte.
Vai depender do seu objetivo, pois os conceitos são totalmente diferenciados. Não há como comparar uma opção da outra.
O papel de parede tem mais possibilidades de uso, ele pode ser colocado em todos os cômodos da casa, ademais, são diversos temas, cores e estilos que permitem uma personalização especial de cada cantinho.
Quando escolhido um papel de parede de boa qualidade e desde que seja bem cuidado, sua durabilidade pode ultrapassar os 10 anos, portanto, essa é uma opção bastante viável, uma vez que é mais econômica.
Por sua vez, o painel traz muita elegância aos ambientes, caso o objetivo é dar destaque a determinada área da casa, como a sala ou o quarto, por exemplo. Se for este o seu objetivo, essa certamente é a melhor escolha.
O painel tem seu uso um pouco mais limitado do que o papel de parede, ou seja, ele não pode ser usado em todas as situações, entretanto, ele também tem o seu charme exclusivo dependendo do desenho escolhido e contexto da decoração e que precisam de um toque de personalidade.
Antes de fazer a escolha entre papel de parede ou painel, é fundamental analisar o objetivo da decoração. Uma excelente ideia, também é aliar os dois métodos decorativos em um único espaço, não tem como dar errado se for bem planejado.
Se precisar de ajuda para decidir, fale com um especialista da Distema, com certeza podemos ajudar você a fazer a melhor escolha para sua casa!
Gostou do nosso conteúdo? Confira também: 5 estilos de tapetes que não podem faltar na sua casa!