Usar cortinas na decoração é um costume muito antigo, mas a boa notícia é que elas nunca saem de moda e conferem não só o bloqueio da luminosidade externa para dentro do lar, como também, trazem um visual mais bonito e aconchegante para os ambientes.
Dificilmente uma casa não tem pelo menos um tipo de cortina, elas fazem parte de composições que valorizam a estética e o conforto.
Entenda como usar cortinas na decoração da melhor forma para o seu lar.
Para não errar, é preciso escolher um tecido adequado.
No mercado, existem muitos, confira qual o melhor para a sua necessidade:
A vantagem dos tecidos sintéticos, como o voil, é que eles não estragam facilmente podendo inclusive, fazer a lavagem em casa.
Com relação às fibras naturais, prefira sempre aqueles que não encolhem, caso contrário, perderá a cortina logo na primeira lavagem.
Uma boa dica é mandar tecidos de algodão, linho e seda para lavanderias na hora de higienizar, pois eles possuem produtos apropriados para evitar o encolhimento.
Confira também: Cortina ou Persiana? Descubra já a resposta certa para esse dilema!
É muito comum que a sala de estar e de jantar seja integrada. Hoje em dia esse é um conceito muito utilizado na construção e decoração pois traz a sensação de mais espaço e beleza para estes ambientes. Por isso, em ambientes integrados as cortinas devem ser iguais para não causar um certo estranhamento.
Caso queira usar algo diferente em um dos cômodos, tenha cuidado para não destoar muito, pelo menos aposte na mesma cor para não ficar com um visual comprometido.
Elas devem se complementar, assim como os móveis e o restante da decoração estarão se complementando.
Elas servem justamente para barrar a luminosidade, mas para que não desbote rapidamente, tome um certo cuidado para elas não serem colocadas em locais de exposição excessiva ao sol. O ponto positivo é que podemos usar cortinas na decoração aliado a um forro, assim ele assegura que os materiais permanecerão novos e bonitos por mais tempo.
Existem vários tecidos de forro, alguns deles são: O Gabardine, Tergal e o Brim.
Vale lembrar que os blackouts também são boas opções.
Quando se fala com especialistas em cortinas a opinião é unânime com relação ao comprimento das cortinas. Eles preferem as compridas, se possível até o chão mesmo, sempre dizem que as cortinas curtas devem ser usadas em raras exceções como: Quando existe móvel ou bancada embaixo.
De acordo com eles, as cortinas longas criam uma sensação de pé direito mais alto.
A cor varia muito do gosto de cada um, mas se você quer estar sempre dentro das tendências, mesmo com o passar dos anos, aposte na blackout.
A dica para os quartos é optar por cores frias, como azul, verde, cinza, branco brilhante, magenta, azul perolado, entre outras. Elas compõem ambientes mais acomchegantes e sóbrios.
Muitas pessoas cometem erros nessa hora, pois acabam comprando menos tecido do que o recomendado e isso pode ser fatal para seu projeto.
É claro que existem muitas formas de calcular, entretanto, a maioria dos especialistas concordam que é necessário comprar quatro vezes mais tecido em cima de uma medida na janela se ela tiver pregas. Se a cortina não tiver pregas, então, pede-se 3 alturas somadas aos 50 cm de cabeçote e barra.
Pode parecer muita coisa, mas é necessário pensar nos detalhes, por isso é recomendado acrescer 50 cm cada altura, 10 cm para o cabeçote e 40 cm a barra dupla.
Ainda tem especialistas que sugerem para cortinas de pregas, a adição de 30 cm adicionais e mais 3 vezes a largura da janela.
Na dúvida, o ideal é consultar um especialista. E você pode contar com a Distema!
Nossos atendentes são todos muito aptos a ajudar você a escolher o melhor tecido e o melhor tipo de cortina para cada ambiente.
Além do nosso atendimento personalizado, você também pode contar com a instalação da sua cortina! Temos ótimos parceiros que além de confeccionar as suas cortinas, fazem toda a instalação na sua casa, onde acompanhamos de pertinho todo o processo junto com você!
Agora que você já sabe como usar cortinas na decoração, basta combinar com os demais elementos da casa e escolher os melhores tecidos para tornar a atmosfera dos ambientes ainda mais bonita e aconchegante!
Gostou do nosso conteúdo? Confira também: 5 erros na decoração que fazem sua casa parecer menor