A maioria das pessoas não usa nenhuma regra na hora de escolher as almofadas para a sala, isso porque a única estratégia necessária para alguns é o gosto pessoal. Mas, será que isso é o suficiente para eleger peças que realmente combinem com o ambiente e os móveis?
Vale lembrar que as almofadas não são apenas itens decorativos aleatórios, elas são peças que podem mudar completamente o visual da sala criando uma atmosfera mais aconchegante e alegre.
Portanto, saiba como escolher as almofadas desse ambiente a dedo!
Não tem jeito, as almofadas devem combinar com seu sofá e demais elementos decorativos da sala, caso contrário, o resultado final não ficará harmônico.
Para entender melhor como funciona o círculo monocromático, considere as sugestões à seguir:
Na maioria dos casos, os sofás geralmente possuem cores neutras, quando isso acontece, as chances de combinação das almofadas são muito maiores, pois é possível usar tanto o lado das cores complementares como as cores análogas.
Nas cores complementares temos as opções que combinam entre si, por exemplo: Um sofá neutro mais puxado para o bege, podem ser usados cores de almofadas amarela, mostarda ou laranja.
Enquanto que nas cores análogas, um sofá bege pode ter almofadas nas cores laranja mais forte, vermelho, lilás, azul.
Ou seja, você pode brincar com as cores usando essa tabela.
Confira também: Saiba como usar as cores na sua decoração!
Poucas pessoas se atentam a esse detalhe, pois acreditam que existem somente um padrão de almofadas no mercado. Ledo engano, pois almofadas muitos grandes não são indicadas para sofás com o encosto baixo, aqueles comumente usados em sala de visitas.
Agora, se a sua escolha for um sofá maior ou com chaise, então, as almofadas podem ser mais robustas.
Uma sugestão é não abarrotar o sofá com almofadas, é importante deixar espaço para as pessoas sentarem com conforto. Por isso, calcule milimetricamente a quantidade de peças ideal para que seu sofá fique bonito e aconchegante.
Se você é uma apaixonada por tecidos estampados ou com geometrias, então, é uma boa pedida caso o seu sofá seja bege claro, marfim, creme, cinza claro ou marrom claro.
O mesmo vale para almofadas coloridas, com geometrias e listrados. O contraste entre o sofá neutro e as almofadas destacadas certamente vai colaborar para a beleza da sala.
Confira também: Como fazer um ambiente neutro ter mais personalidade sem exageros?
Uma sala neutra, sem muitas cores pode ganhar contrastes com os objetos decorativos. Uma boa ideia é escolher vasos de flores, peças ornamentais e almofadas com cores que combinem entre si.
Elas passarão a ganhar destaque em um ambiente mais neutro. Móveis pequenos também poderão fazer parte desse mix como poltronas e armários.
Esses contrastes são bastante modernos e atuais em uma decoração elegante.
Se você é daquelas pessoas adeptas ao conservadorismo e não gosta de muitas cores em um só ambiente, então, o tom sobre tom é uma boa dica para compor espaços elegantes e dentro das tendências.
O tom sobre tom é na verdade é uma combinação de várias cores da mesma tonalidade, ou seja, se você gosta de azul, pode usar diferentes tons dessa cor para compor um conjunto harmônico.
É importante salientar que o tom sobre tom é uma tendência bem atual na decoração nos últimos anos.
Com essas dicas, a hora de escolher as almofadas para sua sala ficará muito mais fácil e os resultados finais certamente serão satisfatórios.
Gostou do conteúdo? Confira também: Como não errar na compra de suas almofadas, um guia rápido e prático