As cortinas são a moldura das janelas, é uma forma de revestir a casa e deixá-la mais acolhedora e bonita, logo, elas fazem toda a diferença na decoração de ambientes.
Com alguns truques é possível, inclusive, esconder o varão ou trilho da cortina, deixando tudo mais harmônico.
Nada se compara a uma cortina comprada sob medida. Cada cômodo da casa possui medidas específicas que precisam ser respeitadas. Quando se adquire um modelo pronto, certamente o resultado não será tão satisfatório.
Para você ter uma ideia, a cortina precisa ser de 15 a 20 centímetros mais comprida do que as medidas da janela, isso se o seu desejo é que ela fique mais esticada. Caso contrário, se preferir um efeito mais franzido, é necessário deixar mais tecido sobrando.
A Distema Decorações vai até a casa do cliente e tira todas as medidas com base na sua expectativa, desse modo, não tem como o resultado ser diferente do que você esperou e sonhou.
A escolha dos tecidos para as cortinas é fundamental e isso vai depender exclusivamente do seu objetivo.
Se você quer bloquear a entrada de luminosidade de forma parcial e deseja um visual mais leve para o ambiente, o voil é uma boa pedida.
São estilos de cortinas destinados para ambientes que tenham muita entrada solar indesejada.
Esses conceitos também podem ser adotados pela praticidade.
Sofisticado, elegante e muito utilizado em diversos ambientes, a junção do linho com o poliéster impede que o tecido encolha e confere um visual incrível para os ambientes.
Para cortinas com abertura central, existem as braçadeiras que podem ser usadas para recolher parte da cortina e ainda embelezar ainda mais a decoração da casa. Outras possibilidades são os pingentes que ficam pendurados.
Ou seja, aproveite as inúmeras possibilidades para personalizar ainda mais as cortinas e seus ambientes.
Elegância e bom gosto sempre estão em cores neutras de cortinas, isso é unânime. Portanto, optar por cores como branco, cinza ou bege é o caminho mais seguro para ter uma decoração que vá combinar com tudo.
Dentro desse conceito, ainda é possível escolher as estampas geométricas, listradas e outras, ou seja, as cortinas não precisam ser necessariamente lisas.
O objetivo é que as cortinas sempre harmonizem com qualquer estilo de decoração e não crie uma poluição visual.
Confira também: Como fazer um ambiente neutro ter mais personalidade sem exageros?
O cortineiro é um espaço deixado no teto, aquele bem acima da das janelas e portas que podem conferir um acabamento bastante sofisticado para persianas e cortinas.
Ou seja, é um vão entre a parede e o forro, onde podem ser colocados 3 tipos de cortineiros, veja:
Todavia, para ter cortineiros e cortinas na decoração, é importante ter o gesso instalado. Durante essa etapa da obra é que se escolhe o modelo do cortineiro.
Nesse vão, ficam escondidos o varão ou trilho das cortinas e há modelos de cortineiros embutidos que são ideais para forros mais rebaixados, além do sobreposto, que é indicado para aqueles que não são tão rebaixados.
Agora, existe o cortineiro iluminado que é um charme a parte, sua instalação é bem parecida com o modelo embutido, entretanto, ele possui um espaço um pouco maior para colocar um FIT DE LED que vai iluminar parte da cortina dando um visual muito moderno e elegante.
Para quem escolhe usar persianas nos ambientes da casa, os cortineiros são uma excelente solução para esconder ela completamente quando estiver recolhida.
Se você tem dúvidas sobre cortineiros e cortinas, fale com a Distema Decorações e confira sugestões incríveis!
Confira também: Distema no Campinas Decor